20241021 corisco dada papo de cinema

Corisco & Dadá (1996), um dos principais filmes da Retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, voltou às telonas na última quinta-feira, 17, numa cópia restaurada em 4K com imagem e som de altíssima qualidade. E para marcar esse retorno triunfante do longa-metragem de Rosemberg Cariry, o designer Eduardo Vilela, um dos mais requisitados e celebrados do país, foi incumbido de fazer um novo pôster do filme. Vale destacar que a (também linda) arte original foi assinada por Fernando Pimenta.

A produção executiva dos esforços de restauração de Corisco & Dadá ficou por conta de Bárbara Cariry e a supervisão técnica é assinada por Petrus Cariry – ambos filhos de Rosemberg Cariry. “Eduardo é um grande designer. Nos últimos 15 anos, grande parte do cinema brasileiro tem feito seus pôsteres com ele. Trabalhamos com Eduardo anteriormente em Os Pobres Diabos (2013) e já alinhamos a nossa próxima colaboração que será o Gravidade, o primeiro longa-metragem do cineasta pernambucano Leo Tabosa. É uma parceria que deu muito certo. Meu desejo é continuar trabalhando com Eduardo pela competência e precisão dele”, nos disse com exclusividade Bárbara.

Corisco & Dadá
Eduardo Vilela. Foto/divulgação

LEIA MAIS
Corisco & Dadá :: Filme de cangaço volta aos cinemas em versão restaurada. Confira onde assistir
Corisco & Dadá :: Confira o trailer e o pôster da versão restaurada em 4K
Corisco & Dadá :: Clássico de Rosemberg Cariry volta aos cinemas em cópia restaurada

CORISCO & DADÁ: PÔSTER NOVO

Eduardo Vilela é um dos principais profissionais do designer cinematográfico brasileiro. São dele os pôsteres de Tropa de Elite (2007), Paraísos Artificiais (2012), Alemão (2014)Carrossel: O Filme (2015)Mais Forte Que o Mundo (2016)Elis (2016) , O Shaolin do Sertão (2016), Divórcio (2017), Bingo: O Rei das Manhãs (2017), Turma da Mônica: Laços (2019), Pacificado (2019), Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2020) e Meu Nome é Gal (2023), entre muitos outros. Vale destacar que Eduardo também trabalha para produções televisivas e teatrais.

Sobre a nova arte de Corisco & Dadá, conversamos com Eduardo Vilela remotamente para saber a respeito dos conceitos por trás da imagem. “Os principais elementos norteadores do trabalho eram: primeiro, dar destaque aos artistas que são muito bons e conhecidos. E o segundo era mostrar que o filme conta a história de um casal e toda a relação entre eles. É quase um Bonnie e Clyde brasileiro. Com isso, a imagem dos dois protagonistas em primeiro plano ajuda a reforçar a ideia de dupla e também dar o destaque aos atores”.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

“Há diferenças entre fazer o pôster de um filme novo e trabalhar na arte do relançamento de uma obra. O processo de criação de cartaz de um filme novo é mais livre, já que nada foi feito ainda. Não existe um conceito pré-determinado pelo cliente (produtor, diretor etc.) e o público. Com isso a criatividade é mais ampla. Com um filme já produzido, divulgado e conhecido, a criação fica mais limitada. Ela não pode informar algo novo, já que não terá nada novo!  E no caso do filme do Corisco & Dadá ainda teve um problema para a criação que é não poder fotografar os artistas novamente. Então ficamos limitados aos frames do filme para produzir um novo cartaz”.

20241016 corisco dada papo de cinema

“O briefing que  recebi era para não seguir o cartaz original. Tínhamos a ideia de criar algo novo mesmo. Então, além do casal, como falei anteriormente, pensei no tratamento da imagem ser num tom terroso e um pouco dessaturado. Queria que o cartaz ficasse com um aspecto de filme antigo, mas com um layout mais moderno. Um filme clássico, mas agora em 4K”.

20241021 corisco dada papo de cinema cartaz

Gostou do conteúdo sobre Corisco & Dadá? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *