Categorias: LançamentosNotícias

Corisco & Dadá :: Falamos com Eduardo Vilela, designer do novo pôster do filme (Exclusivo)

Publicado por
Marcelo Müller

Corisco & Dadá (1996), um dos principais filmes da Retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, voltou às telonas na última quinta-feira, 17, numa cópia restaurada em 4K com imagem e som de altíssima qualidade. E para marcar esse retorno triunfante do longa-metragem de Rosemberg Cariry, o designer Eduardo Vilela, um dos mais requisitados e celebrados do país, foi incumbido de fazer um novo pôster do filme. Vale destacar que a (também linda) arte original foi assinada por Fernando Pimenta.

A produção executiva dos esforços de restauração de Corisco & Dadá ficou por conta de Bárbara Cariry e a supervisão técnica é assinada por Petrus Cariry – ambos filhos de Rosemberg Cariry. “Eduardo é um grande designer. Nos últimos 15 anos, grande parte do cinema brasileiro tem feito seus pôsteres com ele. Trabalhamos com Eduardo anteriormente em Os Pobres Diabos (2013) e já alinhamos a nossa próxima colaboração que será o Gravidade, o primeiro longa-metragem do cineasta pernambucano Leo Tabosa. É uma parceria que deu muito certo. Meu desejo é continuar trabalhando com Eduardo pela competência e precisão dele”, nos disse com exclusividade Bárbara.

Eduardo Vilela. Foto/divulgação

LEIA MAIS
Corisco & Dadá :: Filme de cangaço volta aos cinemas em versão restaurada. Confira onde assistir
Corisco & Dadá :: Confira o trailer e o pôster da versão restaurada em 4K
Corisco & Dadá :: Clássico de Rosemberg Cariry volta aos cinemas em cópia restaurada

CORISCO & DADÁ: PÔSTER NOVO

Eduardo Vilela é um dos principais profissionais do designer cinematográfico brasileiro. São dele os pôsteres de Tropa de Elite (2007), Paraísos Artificiais (2012), Alemão (2014)Carrossel: O Filme (2015)Mais Forte Que o Mundo (2016)Elis (2016) , O Shaolin do Sertão (2016), Divórcio (2017), Bingo: O Rei das Manhãs (2017), Turma da Mônica: Laços (2019), Pacificado (2019), Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2020) e Meu Nome é Gal (2023), entre muitos outros. Vale destacar que Eduardo também trabalha para produções televisivas e teatrais.

Sobre a nova arte de Corisco & Dadá, conversamos com Eduardo Vilela remotamente para saber a respeito dos conceitos por trás da imagem. “Os principais elementos norteadores do trabalho eram: primeiro, dar destaque aos artistas que são muito bons e conhecidos. E o segundo era mostrar que o filme conta a história de um casal e toda a relação entre eles. É quase um Bonnie e Clyde brasileiro. Com isso, a imagem dos dois protagonistas em primeiro plano ajuda a reforçar a ideia de dupla e também dar o destaque aos atores”.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

“Há diferenças entre fazer o pôster de um filme novo e trabalhar na arte do relançamento de uma obra. O processo de criação de cartaz de um filme novo é mais livre, já que nada foi feito ainda. Não existe um conceito pré-determinado pelo cliente (produtor, diretor etc.) e o público. Com isso a criatividade é mais ampla. Com um filme já produzido, divulgado e conhecido, a criação fica mais limitada. Ela não pode informar algo novo, já que não terá nada novo!  E no caso do filme do Corisco & Dadá ainda teve um problema para a criação que é não poder fotografar os artistas novamente. Então ficamos limitados aos frames do filme para produzir um novo cartaz”.

“O briefing que  recebi era para não seguir o cartaz original. Tínhamos a ideia de criar algo novo mesmo. Então, além do casal, como falei anteriormente, pensei no tratamento da imagem ser num tom terroso e um pouco dessaturado. Queria que o cartaz ficasse com um aspecto de filme antigo, mas com um layout mais moderno. Um filme clássico, mas agora em 4K”.

Gostou do conteúdo sobre Corisco & Dadá? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)