20241015 corisco dada papo de cinema

Corisco & Dadá (1996) está de volta às telonas numa cópia restaurada em 4k, ou seja, com altíssima resolução de som e imagem que faz jus às qualidades artísticas deste que é um dos nossos principais filmes dos anos 1990. Dirigida por Rosemberg Cariry, essa história de cangaço repleta de som e fúria está entrando em sua segunda semana em cartaz, felizmente ampliando o seu circuito e ganhando novas salas. Confira abaixo onde assistir a essa versão novíssima de um verdadeiro clássico da cinematografia tupiniquim.

Corisco & Dadá conta a história do amor controverso entre o cangaceiro Corisco (Chico Díaz), membro destacado do mítico bando de Lampião, e Dadá (Dira Paes), a mulher que ele raptou ainda menina e transformou à força em esposa. O elenco conta ainda com Chico Alves, Bárbara Cariry, Maira Cariry, Virginia Cavendish, Regina Dourado, Antonio Leite, Teta Maia, Denise Milfont e Luiz Carlos Salatiel.

Corisco & Dadá

CORISCO & DADÁ: ONDE ASSISTIR À CÓPIA NOVA

20241024 corisco e dada circuito papo de cinema 2

20241024 corisco e dada circuito papo de cinema 1

LEIA MAIS
Corisco & Dadá :: Falamos com Eduardo Vilela, designer do novo pôster do filme (Exclusivo)
Quem é Quem :: Conheça o elenco de Corisco & Dadá
Corisco & Dadá :: Filme de cangaço volta aos cinemas em versão restaurada. Confira onde assistir

CORISCO & DADÁ: A RESTAURAÇÃO

Corisco & Dadá foi restaurado a partir dos negativos de imagem e som originais. Devido à degradação química avançada desses negativos, foi necessário um longo processo de restauração. O método foi o escaneamento em 4K com posteriores retoques digitais. Isso possibilitou a confecção de uma nova matriz com imagem de som em altíssima resolução. A restauração foi realizada com apoio de Cinemateca do MAM (RJ), Arquivo Nacional, Link Digital, Iluminura Filmes, Sereia Filmes e Mapa Filmes. A produção executiva da restauração ficou por conta de Bárbara Cariry e a supervisão técnica é assinada por Petrus Cariry – ambos filhos de Rosemberg Cariry Confira abaixo o trailer da nova versão.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

CORISCO & DADÁ: A CRÍTICA

“De certa maneira, Corisco & Dadá é um filme de estrada, mas sem promessas de recompensas, aprendizados ou remissões. Os protagonistas passeiam por terras inóspitas carregando a própria existência como fardo. Em alguns momentos, são agentes questionadores, noutros, precarizados como meras testemunhas impotentes (…)

(…) Rosemberg Cariry busca inspiração na densidade das tradições nordestinas, não apenas quanto à abordagem de personagens históricos que marcaram época na região. Ele acena ao cordel para fazer cinema, emprestando dos poemas populares as suas engrenagens elementares para recontar a história enraizada profundamente no imaginário nordestino. Regina Dourado pode ser vista como uma cordelista incumbida da tradução dos fatos históricos em verso e prosa”Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

Gostou do conteúdo sobre Corisco & Dadá? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais. Também indicamos que siga os nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *