20241016 corisco dada papo de cinema 1

Corisco & Dadá (1996) está prestes a voltar aos cinemas. Com uma cópia restaurada em 4K, essa importante produção dirigida pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry chega às telonas do Brasil a partir desta quinta-feira, 17 – o circuito será divulgado em breve, ou seja, fique ligado aqui no Papo de Cinema para conferir em quais salas você poderá descobrir ou redescobrir esse verdadeiro clássico.

Corisco & Dadá conta a história do amor controverso entre o cangaceiro Corisco (Chico Díaz), membro destacado do mítico bando de Lampião, e Dadá (Dira Paes), a mulher que ele raptou ainda menina e transformou à força em esposa. O elenco conta ainda com: Chico Alves, Bárbara Cariry, Maira Cariry, Virginia Cavendish, Regina Dourado, Antonio Leite, Teta Maia, Denise Milfont e Luiz Carlos Salatiel. Confira abaixo o trailer especialmente montado para divulgar a versão restaurada em 4K.

Corisco & Dadá

LEIA MAIS
Corisco & Dadá :: Clássico de Rosemberg Cariry volta aos cinemas em cópia restaurada
Especial 25 Anos :: Corisco & Dadá
Corisco & Dadá – CRÍTICA

CORISCO & DADÁ: O NOVO TRAILER

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

“De certa maneira, Corisco & Dadá é um filme de estrada, mas sem promessas de recompensas, aprendizados ou remissões. Os protagonistas passeiam por terras inóspitas carregando a própria existência como fardo. Em alguns momentos, são agentes questionadores, noutros, precarizados como meras testemunhas impotentes (…)

(…) Rosemberg Cariry busca inspiração na densidade das tradições nordestinas, não apenas quanto à abordagem de personagens históricos que marcaram época na região. Ele acena ao cordel para fazer cinema, emprestando dos poemas populares as suas engrenagens elementares para recontar a história enraizada profundamente no imaginário nordestino. Regina Dourado pode ser vista como uma cordelista incumbida da tradução dos fatos históricos em verso e prosa”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller.

CORISCO & DADÁ: A RESTAURAÇÃO

Corisco & Dadá teve sua restauração realizada com apoio de Cinemateca do MAM (RJ), Arquivo Nacional, Link Digital, Iluminura Filmes, Sereia Filmes e Mapa Filmes, a partir de negativos de imagem e som originais. A produção executiva dos esforços de restauração ficou por conta de Bárbara Cariry e a supervisão técnica é assinada por Petrus Cariry – ambos filhos de Rosemberg Cariry

Corisco & Dadá foi restaurado a partir dos negativos de imagem e som originais. Devido à degradação química avançada desses negativos, foi necessário um longo processo de restauração. O método foi o escaneamento em 4K com posteriores retoques digitais. Isso possibilitou a confecção de uma nova matriz com imagem de som em altíssima resolução.

CORISCO & DADÁ: O PÔSTER DA NOVA VERSÃO

Também foi divulgado um novo pôster de Corisco & Dadá para marcar o relançamento nos cinemas. A arte é assinada por Eduardo Vilela.

Corisco & Dadá
Corisco & Dadá

CORISCO & DADÁ: O DIRETOR

Corisco & Dadá é dirigido por Rosemberg Cariry. Ele nasceu em Farias Brito, no Ceará, em 1953. Começou a sua carreira cinematográfica em 1975 e na década de oitenta estreou na direção do longa metragem O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1986).  Nos anos 90 dirigiu A Saga do Guerreiro Alumioso (1993) e Corisco e Dadá (1996). Nos anos 2000 realizou cinco longas metragens sendo os mais expressivos Lua Cambara: As Escadarias do Palácio (2002), Patativa do Assaré: Ave Poesia (2007) e Siri-ará (2008). Dirigiu também Os Pobres Diabos (2013), Notícias do Fim do Mundo (2019) e Os Escravos de Jó (2020).

Com seus filmes participou de festivais nacionais e internacionais, conquistando vários prêmios. Foi diretor de entidades representativas do audiovisual e membro do Conselho Superior de Cinema. É formado em Filosofia, com doutorado em Educação Artística pela Universidade do Porto e Universidade de Lisboa. Atualmente faz pós-doutorado na Universidade do Porto.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *