20200729 deus diabo terrado sol papo de cinema e1596029030659

A necessidade de isolamento social é angustiante, a gente sabe, inclusive porque também a sente diariamente. Nem todos podem ficar em casa, outros estão furando a quarentena irresponsavelmente. Enfim, o cenário é tétrico. Mas, que tal aproveitar o tempo de confinamento para estudar cinema gratuitamente? O crítico e pesquisador Donny Correia vai oferecer uma masterclass sobre o Cinema Novo, um dos mais férteis e emblemáticos movimentos do nosso cinema, nesta quinta-feira, a partir das 19h. Ele abordará nessa jornada os principais filmes, situando historicamente o nascimento dessa vanguarda e expondo conceitos de suas recentes pesquisas sobre o tema. Para quem deseja participar basta reservar a sua vaga neste link, para isso simplesmente inscrevendo o e-mail, ao qual será mandado o link de acesso um pouco antes do início da masterclass. A organização é do Cinemascope.

LEIA MAIS
Opinião :: Em 2020, há o que comemorar no Dia do Cinema Brasileiro?
Opinião :: O fim das barreiras entre cinema e televisão
Opinião :: O último filme que vi no cinema

Num recente artigo de opinião publicado aqui no Papo de Cinema (você pode acessar neste link), falamos sobre a importância de estudar a História do Cinema Brasileiro, inclusive para que não reproduzamos lugares-comuns falaciosos acerca do tema, acerca do qual também discorremos em outro texto, mais calcado nas ignorâncias disseminadas sobre nossa arte (ler aqui). Dá para ver que somos interessados no assunto, né? Enfim, uma masterclass sempre é um convite bem-vindo para diminuir a nossa desinformação e nos oferecer outros olhares.

20180524 02 deus e o diabo na terra do sol papo de cinema e1527195165890

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *