O mexicano Roma, de Alfonso Cuarón, foi o grande vencedor do Critics Choice Awards 2019, prêmio entregue em conjunto pelas entidades Broadcast Film Critics Association e Broadcast Television Journalists Association, nos Estados Unidos. O drama que teve exibição limitada em apenas algumas cidades ao redor do mundo e já se encontra disponível na Netflix foi o título mais premiado, levando os troféus de Melhor Filme, Filme Estrangeiro, Direção e Fotografia. Antes disso, havia ganho os Globo de Ouro de Melhor Direção e Filme Estrangeiro e o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza. Com esse resultado, confirma-se como o mais forte candidato ao Oscar 2019 – cujos indicados serão anunciados no dia 22 de janeiro.
Nenhum dos grandes concorrentes de Roma teve uma grande performance. Os mais premiados na sequência, com três estatuetas cada, foram Vice – Melhor Ator e Melhor Ator em Comédia, ambos para Christian Bale, e Melhor Maquiagem & Cabelos – e Pantera Negra, que teve que se contentar apenas com prêmios técnicos (Figurino, Design de Produção e Efeitos Visuais). A dupla vitória de Bale serviu para confundir ainda mais a disputa por Melhor Ator no Oscar, colocando-o lado a lado com Rami Malek (Bohemian Rhapsody). É bom lembrar que os dois ganharam o Globo de Ouro – Malek em Drama, Bale em Comédia – e disputam também o Screen Actors Guild, que será entregue no próximo dia 27. Bradley Cooper (Nasce uma Estrela) e Viggo Mortensen (Green Book: O Guia) também devem ser indicados ao Oscar, mas correm por fora, sem muitas chances de vitória.
O título com o maior número de indicações – 14 ao total – no Critics Choice Awards 2019 era o britânico A Favorita, que levou apenas dois troféus para casa: Melhor Elenco e Melhor Atriz em Comédia, para Olivia Colman. Enquanto isso, na disputa de Melhor Atriz as duas favoritas apareceram empatadas: tanto Glenn Close (A Esposa) quanto Lady Gaga (Nasce uma Estrela) foram premiadas – Gaga levou ainda a categoria de Melhor Canção, as duas únicas vitórias do filme. As três – Colman, Close e Gaga – também foram premiadas no Globo de Ouro (Comédia, Drama e em Canção, respectivamente), o que deixou esta corrida para o Oscar ainda mais confusa. Close, pelo seu histórico, está um pouco na frente das outras duas. Mas tudo pode mudar com o resultado do SAG. Se a veterana ganhar, o seu Oscar estará mais do que garantido. Agora, se qualquer uma das outras duas sair premiada, será impossível prever qual será, de fato, a favorita.
Se a Rua Beale Falasse (Atriz Coadjuvante, para Regina King, e Roteiro Adaptado) e O Primeiro Homem (Trilha Sonora e Edição) foram outros a conquistarem duas vitórias. Mahershala Ali, como Ator Coadjuvante, foi o único prêmio de Green Book: O Guia. Tanto ele quanto King estão garantidos no Oscar, e nestas categorias é pouco provável que ocorram grandes surpresas. Quem enfrenta maiores problemas é ela, pois não foi indicada nem ao SAG, nem ao Bafta, o que pode abrir espaço para outras concorrentes – Amy Adams (Vice), provavelmente. As vitórias de No Coração da Escuridão (Roteiro Original), Podres de Ricos (Melhor Filme de Comédia) e Homem-Aranha no Aranhaverso (Melhor Animação) praticamente garantiram suas presenças no Oscar, enquanto que as de Oitava Série (Elsie Fisher, como Melhor Jovem Intérprete), Missão: Impossível – Efeito Fallout (Melhor Filme de Ação) e de Um Lugar Silencioso (Melhor Filme de Horror/Ficção-Científica) pouca diferença deverá fazer em suas campanhas.
Entre os prêmios de televisão, ficou claro o amor dos votantes por Maravilhosa Sra. Maisel (Melhor Série, Atriz e Atriz Coadjuvante, todas em Comédia), The Americans (Melhor Série, Ator e Ator Coadjuvante, em Drama), Barry (Ator e Ator Coadjuvante, em Comédia), Sharp Objects (Atriz e Atriz Coadjuvante em Minissérie) e American Crime Story: Assassination of Gianni Versace (Minissérie e Ator em Minissérie). Sandra Oh (Melhor Atriz em série drama, por Killing Eve), Ben Whishaw (melhor ator coadjuvante em minissérie, por A Very English Scandal), e Patricia Arquette (melhor atriz em minissérie, por Escape at Dannemora) foram outros que repetiram aqui os mesmos resultados alcançados junto ao Globo de Ouro.
Confira a seguir a lista completa com todos os vencedores do Critics Choice Awards 2019:
CINEMA
FILME: Roma, de Alfonso Cuarón
DIREÇÃO: Alfonso Cuarón, por Roma
ATRIZ: Glenn Close, por A Esposa, e Lady Gaga, por Nasce uma Estrela
ATOR: Christian Bale, por Vice
ATRIZ COADJUVANTE: Regina King, por Se a Rua Beale Falasse
ATOR COADJUVANTE: Mahershala Ali, por Green Book: O Guia
ATRIZ EM COMÉDIA: Olivia Colman, por A Favorita
ATOR EM COMÉDIA: Christian Bale, por Vice
JOVEM ATOR/ATRIZ: Elsie Fisher, por Oitava Série
ROTEIRO ORIGINAL: Paul Schrader, por No Coração da Escuridão
ROTEIRO ADAPTADO: Barry Jenkins, por Se a Rua Beale Falasse
FOTOGRAFIA: Alfonso Cuarón, por Roma
FIGURINO: Ruth E. Carter, por Pantera Negra
EDIÇÃO: Tom Cross, por O Primeiro Homem
DESIGN DE PRODUÇÃO: Hannah Beachler, Jay Hart, por Pantera Negra
EFEITOS VISUAIS: Pantera Negra
MAQUIAGEM & CABELOS: Vice
CANÇÃO ORIGINAL: Shallow, de Nasce uma Estrela
TRILHA SONORA: Justin Hurwitz, por O Primeiro Homem
FILME ESTRANGEIRO: Roma (México)
ELENCO: A Favorita
FILME DE AÇÃO: Missão: Impossível – Efeito Fallout
FILME DE COMÉDIA: Podres de Ricos
FILME DE HORROR/FICÇÃO-CIENTÍFICA: Um Lugar Silencioso
ANIMAÇÃO: Homem-Aranha no Aranhaverso
TELEVISÃO
SÉRIE DRAMA: The Americans
ATRIZ EM SÉRIE DRAMA: Sandra Oh, por Killing Eve
ATOR EM SÉRIE DRAMA: Matthew Rhys, por The Americans
ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DRAMA: Thandie Newton, por Westworld
ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DRAMA: Noah Emmerich, por The Americans
SÉRIE COMÉDIA: Maravilhosa Sra. Maisel
ATRIZ EM SÉRIE COMÉDIA: Rachel Brosnahan, por Maravilhosa Sra. Maisel
ATOR EM SÉRIE COMÉDIA: Bill Hader, por Barry
ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE COMÉDIA: Alex Borstein, por Maravilhosa Sra. Maisel
ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE COMÉDIA: Henry Winkler, por Barry
MINISSÉRIE: American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace
TELEFILME: Jesus Christ Superstar Live in Concert
ATRIZ EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Amy Adams, por Sharp Objects, e Patricia Arquette, por Escape at Dannemora
ATOR EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Darren Criss, por American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace
ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Patricia Clarkson, por Sharp Objects
ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU TELEFILME: Ben Whishaw, por A Very English Scandal
SÉRIE DE ANIMAÇÃO: BoJack Horseman