Crônicas da Pandemia :: Nova série retrata o isolamento social

Publicado por
Bruno Carmelo

Aos poucos, começam a chegar ao streaming, e em breve às salas de cinema, os primeiros projetos refletindo diretamente sobre a experiência da quarentena e do isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Grace Passô realizou o belo curta República (2020), e cineastas do mundo inteiro criariam curtas-metragens para o longa de terror brasileiro Antologia da Pandemia (2020). Agora, chega às plataformas da O2 Filmes um novo projeto: Crônicas da Pandemia (2020).

Trata-se de uma série de curtas-metragens independentes, em quatro episódios, criada por André Gustavo. Todas as cenas foram dirigidas à distância, com os atores em suas próprias casas registrando as imagens por meio de telefones celulares. O cineasta batizou a iniciativa de Dogma 20, em referência ao movimento dinamarquês Dogma 95. No caso, a cartilha traria indicações sobre como filmar conteúdo fictício com a janela da imagem na vertical.

 

E Se Fossem Crianças

 

LEIA MAIS
Synchronic :: Diretores reprovam estreia nos cinemas em tempos de pandemia
Antologia da Pandemia: Crítica
Carenteners :: Nova série brasileira foi gravada durante a pandemia

“A nossa ideia vai além de produzir um conteúdo que as pessoas vejam de forma rápida, criamos não somente profundidade no nosso texto, como também usamos desse momento para trazer uma nova perspectiva para forma de se produzir. Tivemos então a ideia de criar o Dogma 20”, explica André Gustavo em comunicado à imprensa.

O primeiro episódio, intitulado E se Fossem Crianças, é estrelado por Cecília Audi e Elisa Volpatto, em trama envolvendo uma sessão de terapia. O roteiro foi escrito por Guto Portugal, com montagem de Rodrigo Kassab. Todos os episódios de Crônicas da Pandemia serão publicados diretamente no site oficial, no YouTube e no Instagram da O2 Filmes.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)