20150804 titulo e1438724055153

20150804 tituloO terror há muito tempo está presente no cinema produzido no Brasil e, nos últimos anos, ganhou mais atenção em filmes bastante elogiados, como Trabalhar Cansa (2011), de Marco Dutra e Juliana Rojas, que conta no elenco com Marat Descartes e Gilda Nomacce, e também produções independentes, como Condado Macabro (2015).

Para discutir o panorama do gênero no Brasil, a Cine UM promoverá, nos dias 29 e 30 de agosto, o curso Horror no Cinema Brasileiro. O objetivo é mostrar e contextualizar tanto as obras consagradas quanto filmes mais obscuros e desconhecidos, e apresentar um apanhado das realizações recentes, colocando em perspectiva o que pode indicar o futuro do gênero no cinema brasileiro. O curso será realizado na Cinemateca Capitólio, Rua Demétrio Ribeiro, n° 1085, Porto Alegre.

Dividido em quatro encontros, o curso terá, nas duas primeiras aulas, um apanhado histórico do terror brasileiro, desde as influências nas chanchadas, o uso de lendas do folclore e de elementos tradicionais, a consagração de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como um ícone e também os nomes menos conhecidos do grande público.

20150804 montagem 1

As outras duas aulas focarão na influência de histórias de fenômenos, como os tratados em Joelma, 23° Andar (1979) e O Médium (1983), nas produções mais recentes, nas novas tecnologias, filmes independentes e o futuro do gênero. As informações sobre inscrições, valores e formas de pagamento podem ser encontradas na página oficial da Cine UM, clicando aqui, pelo telefone (51) 9320-2714 ou pelo e-mail [email protected].

Quem ministrará as aulas será Carlos Primati, que é jornalista, crítico, historiador e pesquisador. Primati publicou artigos sobre a obra do Zé do Caixão e sobre o torror no cinema brasileiro. Também colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti. Pela Cine UM, já ministrou os cursos A Obra de Alfred Hitchcock, História do Cinema de Horror, Zé do Caixão: 50 Anos de Terror, Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras e Ficção Científica dos Anos 50.

(Fonte: Cine UM Produtora Cultural)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *