Editor do Papo de Cinema ministra curso on-line sobre a História do Cinema

Publicado por
Marcelo Müller

Você gostaria de estudar a História do Cinema? Estão abertas as inscrições para o curso on-line História do Cinema por Quatro Vanguardas, que acontecerá de 14 de outubro a 04 de novembro, com aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. O professor é o nosso editor Marcelo Müller. Ao todo serão quatro encontros com três horas cada, totalizando 12h/aula.

Nessa leitura da História do Cinema, cada aula será dedicada a uma vanguarda cinematográfica de suma importância: Expressionismo Alemão, Neorrealismo Italiano, Nouvelle Vague Francesa e Nova Hollywood, conforme programa abaixo.

História do Cinema

LEIA MAIS
Abertas as inscrições para o curso on-line sobre Woody Allen
Editor do Papo de Cinema oferece curso sobre História do Cinema Brasileiro
Editor do Papo de Cinema ministra curso on-line de Crítica Cinematográfica

HISTÓRIA DO CINEMA: EMENTA

Aula 01 – Expressionismo Alemão
Um panorama sobre a vanguarda alemã pós-Primeira Guerra Mundial. O jogo de luz e sobra, a importância da cenografia, os monstros metafóricos e/ou reais como representação do espírito da época.

Aula 02 – Neorrealismo Italiano
O pontapé do modernismo no cinema. A mudança de paradigma pós-Segunda Guerra Mundial. Os grandes cineastas da velha bota.

Aula 03 – Nouvelle Vague Francesa
A grande revolução dos turcos da Cahiers du Cinéma. A geração de cineastas cinéfilos. A política de autor e como essa noção modificou a forma de encarar a produção cinematográfica.

Aula 04 – Nova Hollywood
O cinemanovismo chega à Meca do cinema. A grande revolução que espelhava os anseios contraculturais da geração hippie, o novo star system, a importância desse movimento à história do cinema.

Sem Destino

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

HISTÓRIA DO CINEMA: FALA, PROFESSOR!

“A ideia do curso História do Cinema por Quatro Vanguardas é oferecer aos alunos um panorama consistente sobre esses quatro movimentos imprescindíveis dentro das suas respectivas cinematografias. O Expressionismo Alemão, seus monstros e personagens autoritários que metaforizavam o horror pós-Primeira Guerra Mundial e, de certa forma, prenunciavam os horrores da Segunda; O Neorrealismo Italiano com a sua necessidade urgente de ir às ruas e assimilar a realidade, assim fundando o cinema moderno (…)

(…) importante também na História do Cinema, a Nouvelle Vague Francesa, movimento de renovação que vinha ao encontro dos anseios de uma juventude contestadora dos valores da geração anterior que inaugurou a cinefilia e passou a integrar o cinema como assunto; e a Nova Hollywood, a revolução contracultura que propiciou uma enxurrada de filmes provocadores sob o guarda-chuva de Hollywood”.

HISTÓRIA DO CINEMA: SERVIÇO

História do Cinema – 4 Vanguardas
Expressionismo Alemão + Neorrealismo Italiano + Nouvelle Vague francesa + Nova Hollywood

14, 21, 28 de outubro e 04 de novembro
Segundas-feiras, das 18h30 às 21h30

R$ 180,00 (pra quem já teve aula com o professor)
R$ 220 (aluno de primeira viagem)
Inscrições: marcelo@papodecinema.com.br

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais. Também indicamos que siga os nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)