A história de A Porta do Quarto nasceu como conto, publicado no primeiro livro de Amaral, Estática, lançado pelo Instituto Estadual do Livro em 2006. O filme, rodado no final de 2007, chega finalmente à sua estreia em 2012.
Com a proposta de filmar uma história de vida em um único enquadramento de câmera, mas com muitas passagens de tempo e mudanças de cenário e luz, o filme tem no papel principal Rafael Sieg, recente protagonista de A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza. Também participam a atriz Arlete Cunha e o ator José Baldissera, que empresta sua voz para a narração do filme.
Olavo Amaral nasceu em Porto Alegre, mas vive no Rio de Janeiro há dois anos. No cinema, fez colaborações em roteiros para filmes de diretores como Gilson Vargas, diretor de fotografia e produtor de A Porta do Quarto, e Gustavo Spolidoro. Na Espanha, foi roteirista do curta Perro en el Columpio, rodado em Barcelona. O curta recebeu, em 2008, os prêmios de melhor roteiro e melhor drama no Festival 15/15 (Melbourne, Austrália). No mesmo ano, Amaral também realizou o mini-metragem Um Filme Brasileiro, recentemente de volta às telas em uma retrospectiva da Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro. Atualmente, finaliza seu segundo curta de ficção como diretor, Depois da Poeira, filmado nos escombros da implosão do Hospital Universitário do Fundão, em frente ao qual trabalha como professor da UFRJ e pesquisador.
Sinopse:
Todo deslocamento começa pela porta do quarto. Uma história de vida contada em um único enquadramento.
Ficha técnica:
Elenco: Rafael Sieg, Arlete Cunha, José Baldissera
Direção de fotografia: Gilson Vargas
Som e Montagem: Gabriela Bervian
Finalização: Bruno Carboni
Maquiagem e Cabelo: Cláudio “Branco” Battaglin
Música: Michel Dorfman
Arte Gráfica: Clara Do Prado
Produção: Olavo Amaral
Roteiro e Direção: Olavo Amaral
Uma produção Espel Pictures/Pata Negra/Boom Boom
Confira na aba FOTOS imagens do filme.