Neste sábado, 8 de agosto, tem início a terceira edição do Curta Caicó, festival de cinema do Rio Grande do Norte. Este ano, excepcionalmente, o evento adota o formato online para responder às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Todas as exibições de filmes e atividades formativas ocorrem gratuitamente, por meios de plataformas virtuais.
A sessão de abertura está marcada para as 19h: trata-se da exibição de uma cópia restaurada do clássico potiguar Boi de Prata (1978), dirigido por Carlos Augusto Ribeiro Jr. O diretor do festival, Raildon Lucena, justificou a escolha em comunicado à imprensa: “Exibir Boi de Prata na abertura do 3° Curta Caicó é um marco para o festival. É um filme que faz parte da história do cinema seridoense e reverbera as nossas raízes”.
LEIA MAIS
3º Curta Caicó anuncia edição online em agosto
Olhar de Cinema 2020 :: Festival será totalmente online
Indie Festival 2020 abre inscrições para edição online
Antes da sessão, o festival promove um bate-papo ao vivo com o paraibano Walter Carvalho, diretor de fotografia do filme potiguar, e Flávia Assaf, autora do livro Boi de Prata: Estreia do Sertão do Seridó no Cinema Terceiro Mundista Brasileiro (2018). O crítico de cinema Sandro Alves de França efetua a mediação da conversa.
O 3º Curta Caicó apresenta 115 filmes, distribuídos em dez mostras, tanto competitivas quanto paralelas. A programação completa e o acesso aos curtas-metragens selecionados se encontram na página oficial do evento. Após a exibição de Bacurau (2019) em Drive-in no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, o festival se encerra na noite de 16 de agosto com o anúncio dos vencedores.