Com quase duas décadas dedicadas ao cinema nacional, a atriz Gilda Nomacce foi anunciada como grande homenageada do Curta Kinoforum: Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2023. O evento, marcado para acontecer entre 24 de agosto e 03 de setembro, contará com projeções de trabalhos favoritos de Gilda que, inclusive, participou da seleção. Entre os títulos que serão apresentados, estão os curtas Romance (2019), de Karine Teles, e This is Not Dancing Days (2020), de Julia Katharine.
Gilda Nomacce nasceu em Ituverava, cidade da região de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Começou sua carreira no teatro aos 12 anos. A partir dos 17 passou a estudar atuação. Após complementar seus aprendizados em Londres e Nova York, Gilda partiu para o cinema em 2007, estrelando o curta Um Ramo, dirigido por Marco Dutra e Juliana Rojas. Debutou em longas num dos segmentos do drama Fucking Different São Paulo (2010). Sua fama no cenário cinematográfico brasileiro se estabeleceu nos anos 2010, época em que integrou filmes como Trabalhar Cansa (2011), Quando Eu Era Vivo (2014), Ausência (2014) e As Boas Maneiras (2017). Até hoje, já foi premiada nos festivais de Brasília, Mix Brasil e Curta Taquary, além de possuir três indicações ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.
LEIA MAIS
– Cinemateca Brasileira sedia em São Paulo a mostra 1973 – 50 Anos Depois
– Cangaço Novo :: Confira o trailer e o pôster da série brasileira de ação
– Editor do Papo de Cinema ministra curso gratuito de crítica em Goiânia
Vale lembrar que o Curta Kinoforum: Festival Internacional de Curtas de São Paulo é realizado desde 1990 na capital paulista e é considerado um dos mais influentes do gênero no mundo. A cada ano, o festival seleciona cerca de 200 produções de diversos países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curtas ao redor do globo.