Curta-metragem retrata o impacto da pandemia em hostel na Argentina

Publicado por
Francisco Russo

Com quase três meses de quarentena na América do Sul, começam a pipocar os primeiros trabalhos audiovisuais feitos sob o signo da pandemia de COVID-19. Um deles é o documentário em curta-metragem Cuarentena en un Hostel Argentino, primeira experiência na direção do publicitário Rafael Sanches Guerra, que registra em entrevistas as mudanças no local em decorrência do distanciamento social imposto pela nova realidade. Seu lançamento direto no YouTube foi na última quinta, 11 de junho.

Voluntário no hostel por um mês, Rafael chegou à Villa de Merlo uma semana antes do início da quarentena na Argentina e lá permaneceu por quase três meses. Todas as gravações foram feitas com seu celular, entre os meses de março e maio de 2020, através do qual registrou não apenas a mudança de rotina como, também, diversas reflexões sobre a nova realidade que viria.

“É uma responsabilidade enorme ter que pensar em tudo sozinho. O roteiro, o enquadramento, a edição, finalização, legendas, tradução e divulgação. Mas, além da parte técnica, a preocupação maior foi a de poder entregar um material leve e verdadeiro num momento em que muitos estão fragilizados”, disse o diretor, que retornou ao Brasil no final de maio para ficar próximo de seus familiares.

Confira abaixo ao curta-metragem Cuarentena en un Hostel Argentino, um dos (ainda) poucos trabalhos que buscam pensar este mundo que mudou por completo em decorrência do coronavírus.

LEIA MAIS:
Curta-metragem homenageia pais e filhos separados pela pandemia
República :: Durante a quarentena, Grace Passô cria filme sobre a situação do país
André Pellenz irá rodar novo filme durante a pandemia

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)