O Curta Taquary é um evento fundamentalmente comprometido com a educação e as causas ambientais. Um dos principais acontecimentos cinematográficos do interior do estado do Pernambuco, ele está acontecendo em 2022 de 16 a 22 de março, online e presencialmente. Sediado na cidade de Taquaritinga do Norte, desempenha uma função regional muito importante, não apenas por oportunizar aos moradores do pequeno município e arreadores assistirem aos filmes, mas também pelas várias atividades formativas e de conscientização que integram cinema e comunidade local. Essa profunda ligação com as suas redondezas não impede o evento de ter um olhar abrangente e generoso para o mundo, como demonstra o recorte da sua Mostra Internacional. Aliás, escrevemos um artigo especial sobre ela (você pode lê-lo clicando na primeira das notícias relacionadas abaixo). Com curadoria da chilena Caroline Pavez Torrealba, a mostra competitiva reúne 15 filmes latino-americanos e um francês que dialogam bastante com pilares do festival: a conscientização ambiental e a defesa dos direitos humanos.
LEIA MAIS
Curta Taquary 2022 :: A consciência ecológica e o valor das culturas (Mostra Internacional)
Podcast 2022 #60 :: 15º Curta Taquary
Curta Taquary 2022 :: Evento promove oficina de roteiros para iniciantes
“A questão do meio-ambiente toca em vários outros temas, como a luta dos povos originários, que têm sido muito afetados pelas mudanças climáticas, em defesa da terra e de suas culturas, o que, também, é uma questão de direitos humanos. Temas políticos estão muito presentes nesta mostra, com uma investigação da memória dos povos latino-americanos e das violações dos direitos humanos ao longo da história que, infelizmente, nos liga. Estamos vivendo um tempo importante de deixar de folclorizar os povos originários e de se começar a enxergá-los como pessoas com opiniões, com organizações sociais próprias. Falo isso enquanto indígena, do povo mapuche, que até pouco tempo não era reconhecido na constituição chilena. Agora vamos fazer uma nova constituição. São avanços. Possibilitar que as pessoas escutem essas vozes, tenham contato com outras culturas, é muito importante. É uma curadoria colorida”, aponta Caroline Pavez Torrealba. Vale destacar que vários filmes são dirigidos por mulheres ou pessoas indígenas, algo que vai ao encontro de outra diretriz do Curta Taquary: a diversidade.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário