Curta Taquary 2022 :: Oficinas para estudantes e plantio de mudas antecedem o evento

Publicado por
Marcelo Müller

Está confirmadíssimo que a 15ª edição do Curta Taquary vai acontecer entre 16 e 22 de março em formato híbrido (online e presencial). Com cobertura completa do Papo de Cinema, é bom avisar. Aliás, desde agora você pode conferir a lista completa dos filmes selecionados (entre as impressionantes 777 inscrições) numa notícia relacionada abaixo. Mas, além da seleção divida em mostras temáticas, da previsão de ações que visam fomento de discussões em torno das obras e dos assuntos que elas abordam, o evento sediado na cidade de Taquaritinga do Norte, no estado do Pernambuco, já está tendo atividades pré-festival. E elas fazem parte de um dos princípios norteadores da organização: as causas ambientais. Por falar nisso, até as datas para a realização da programação foram pensadas com esse foco: ela acontecerá entre 16 de março, Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, e 22 de março, Dia da Água. Pois bem, mas que atividades são essas desenvolvidas e postas em prática antes mesmo do primeiro curta-metragem ser projetado no interior do Pernambuco e nas telinhas e telonas Brasil afora via online?

LEIA MAIS
Curta Taquary 2022 :: Confira os filmes selecionados para a 15ª edição do evento

Em 2022, o Curta Taquary reforça o compromisso com as causas ambientais e a defesa dos direitos humanos, para isso não se restringindo aos recortes das suas mostras oficiais de filmes. Para começo de conversa, os responsáveis pelo evento realizaram uma itinerância pela zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, na qual ofereceram oficinas de animação aos alunos das escolas da região. E os estudantes foram incentivados a participar de outra ação fundamental nesse pré-evento: o plantio de mudas de espécies da região. O intuito é ajudar a recuperar a flora das áreas que sofreram com a atividade humana nos últimos anos. Essas mudas foram fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Para cada inscrição no festival, foi designada uma muda. E os organizadores ainda destinaram mais 521 mudas para isso, totalizando 1298 novas plantas.

“Tem sido uma experiência incrível observar a comunidade inteira se mobilizando e compartilhando experiências a partir do plantio das mudas. É um momento de troca de conhecimentos e afetos no intuito de fortalecer o senso de comunidade e reforçar a importância da preservação da natureza”, afirma Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary. Fique ligado aqui no Papo de Cinema para saber tudo sobre a 15ª edição do Curta Taquary.

Plantio de mudas. Foto/Oscar Araújo
Oficina de Animação. Foto/Oscar Araújo
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.