A 16ª edição do Curta Taquary está prestes a começar. Ela será realizada entre os dias 16 e 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, com a exibição de 80 filmes provenientes de 19 estados brasileiros, além de oito obras internacionais. Haverá também diversas atividades paralelas e/ou formativas que serão estendidas pelos municípios vizinhos de Toritama e Caruaru. Tudo gratuito, é bom frisar. No entanto, mais do que simplesmente uma ação pontual que pretende visibilizar certos filmes e incluir determinada região no mapa audiovisual brasileiro, o Curta Taquary tem em sua tradicional história um compromisso com ações de transformação social. Realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções, o evento tem como um de seus eixos temáticos a preservação ambiental e como principal ferramenta a inclusão pela educação.
LEIA MAIS
Curta Taquary 2023 :: Evento chega à sua 16ª edição reforçando compromissos sociais
Curta Taquary 2022 :: Resistência, afeto e educação (Balanço Final)
Podcast 2022 #60 :: 15º Curta Taquary
Para se ter uma ideia dessa preocupação dos organizadores do Curta Taquary com o aspecto educativo, além das oficinas, neste ano o festival promoverá a 6ª edição do Encontro de Cinema e Educação, a ser realizada no dia 17 de março. Voltada para professores, estudantes, arte-educadores, cineastas, cineclubistas e interessados no tema, a atividade pretende fornecer ferramentas para os educadores locais incorporarem o cinema como recurso educacional. A missão do festival é desenvolver as questões que ele levanta com a exibição de filmes e a realização de atividades paralelas. Desde o ano de 2022, ou seja, desde a sua 15ª edição, o festival tem promovido o plantio de mudas nativas da região, compensando o número de filmes inscritos. O objetivo é auxiliar no reflorestamento de áreas degradadas pela ação humana. No ano passado foram plantadas 1.300 mudas em escolas públicas, praças, assentamentos, propriedades rurais e áreas desmatadas das cidades de Taquaritinga do Norte e Caruaru.
A equipe do Curta Taquary tem feito o acompanhamento do desenvolvimento dessas mudas plantadas em 2022, além de se esforçar continuamente junto à comunidade, incluindo aí a escolar, para a conscientização sobre a importância desse tema vital para a continuidade da vida em nosso planeta. Em 2023, serão plantadas mil mudas, numa parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
“(Essa ação) É importante demais para nós. A gente observa que está tudo sendo desmatado; as pessoas perderam o amor às plantas, às flores. A gente deve dar mais valor à natureza. A criança é formada pelos adultos, então se os pais incentivam os cuidados que as crianças devem ter pelas plantas, com certeza elas vão crescer com o amor que elas conheceram e também vão transmitir esse amor para outras pessoas”, afirmou a Andreia da Silva Barbosa, que tem ajudado na preservação das mudas.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Os Horrores do Caddo Lake - 4 de novembro de 2024
- Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada - 4 de novembro de 2024
- Iecine lança dicionário com 421 longas-metragens gaúchos - 4 de novembro de 2024
Deixe um comentário