Entre 16 e 22 de março, a cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, se transformará na capital nordestina do cinema com a realização do 16º Curta Taquary, evento que também contará com exibições e atividades nas cidades vizinhas de Toritama e Caruaru. Ao todo serão exibidos 80 filmes, provenientes de 19 estados brasileiros, além de oito obras internacionais. Entre os destaques da edição 2023 está o protagonismo feminino: 43 das obras selecionadas para a programação são dirigidas por mulheres. Vale lembrar que toda a programação é gratuita, algo que, segundo os idealizadores do evento, vem ao encontro do compromisso histórico do evento com o cinema, a educação, os direitos humanos e o meio ambiente.
LEIA MAIS
Curta Taquary 2022 :: Resistência, afeto e educação (Balanço Final)
Podcast 2022 #60 :: 15º Curta Taquary
Os filmes selecionados para o 16º Curta Taquary estão distribuídos em 11 mostras competitivas: Mostra Brasil (obras de temática livre); Mostra Primeiros Passos (voltada aos primeiros filmes de novos realizadores); Mostra Dália da Serra (filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Mostra Universitária (produções oriundas de estudantes de graduação); Mostra Diversidade (obras que abordem questões de sexualidade e de gênero); Mostra Curtas Fantásticos (foco no horror, na ficção científica e na fantasia; Mostra Criancine (voltada ao público infantojuvenil); Mostra Pernambucana (trabalhos produzidos no Pernambuco; Mostra Por Um Mundo Melhor (focada na educação ambiental); Mostra Internacional (filmes de países como Chile, Argentina, Peru, França e Irã); e Mostra Agreste (produções realizadas no Agreste de Pernambuco). Além dessas exibições em mostras competitivas, o evento também contará com exibições de exemplares fora de competição.
Além da qualidade da programação, o Curta Taquary se notabilizou ao longo dos anos por conta de sua preocupação com o âmbito educativo, vide não apenas as oficinas, os workshops e as palestras que tradicionalmente fazem parte da programação, mas também a capacitação de educadores da região para trabalhar com audiovisual em sala de aula, sobretudo com questões ligadas à preservação do meio ambiente, um dos eixos temáticos do Curta Taquary.
“A pandemia nos fez repensar estratégias. Percebemos a importância de fortalecer algumas temáticas, principalmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente, à necessidade de nos reconectarmos à natureza. Acreditamos que o cinema é uma ferramenta muito importante nesse processo, abrindo possibilidades de diálogo, de respeito às diferenças, a partir das multiplicidades dos olhares e das sensibilidades”, afirmam Alexandre Soares e Devyd Santos, coordenadores do Curta Taquary.
Fiquem ligados no Papo de Cinema, pois estaremos de olho em todos os acontecimentos do 16º Curta Taquary.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Os Horrores do Caddo Lake - 4 de novembro de 2024
- Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada - 4 de novembro de 2024
- Iecine lança dicionário com 421 longas-metragens gaúchos - 4 de novembro de 2024
Deixe um comentário