Curta Taquary 2023 :: Evento começa reafirmando o seu compromisso com as causas ambientais

Publicado por
Marcelo Müller

Chegou o dia, meu Brasil varonil. Nesta quinta-feira, 16, começa a 16ª edição do Curta Taquary, evento que transforma a região em torno de Taquaritinga do Norte (cidade sede do festival) num polo pensante de cinema, educação e causas ambientais há mais de 15 anos. O evento de 2023, que será apenas presencial – com a exceção de uma ação no Metaverso, sobre a qual você lê nas notícias relacionadas abaixo -, exibirá 80 curtas-metragens, entre eles oito internacionais provenientes do Chile, Argentina, Peru, Irã e França. Os filmes são divididos em 12 mostras, sendo 11 competitivas e uma especial. Entre os principais eixos da curadoria estão o respeito à diversidade (de gênero, raça, orientação sexual, etc.) e aos direitos humanos, conscientização da importância dos cuidados com o meio ambiente e a valorização da produção nordestina, que representa 50% da programação deste ano. Além disso, 43 dos filmes selecionados são dirigidos por mulheres.

LEIA MAIS
Curta Taquary 2023 :: 16ª edição do evento terá ação no Metaverso
Curta Taquary 2023 :: Atividades prolongam o impacto do evento na comunidade
Curta Taquary 2023 :: Evento chega à sua 16ª edição reforçando compromissos sociais

Os filmes escolhidos para abrir o Curta taquary 2023 foram a animação argentina A.G.UA (2022)”, de Patricia Noemi Menghi, e o documentário brasileiro 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis (2022), de Andrea Flores Urushima, Cesar Shundi Iwamizu e Nelson Kao. Entre os exemplares que compõem a programação do festival estão os curtas Big Bang, de Carlos Segundo (MG), vencedor do Festival de Locarno, e Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL), premiado no Festival de Berlim. Sobre os locais de exibição, o antigo Cine Teatro Santo Amaro, situado em Taquaritinga do Norte, desativado há alguns anos, é um dos principais pontos de projeção de filmes durante o Curta Taquary. Estar nesse espaço vem ao encontro da vontade do evento de valorizar questões como pertencimento, memória afetiva e ocupação urbana com equipamentos culturais. O evento também promoverá exibições de filmes na Praça Padre Otto Sailer.

Cine Aurélio, em Toritama. Crédito: Tarcísio Augusto
Realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções, o Curta Taquary é um evento que se estende pelo Agreste de Pernambuco. Além de Taquaritinga do Norte, o festival retorna neste ano para Toritama, onde realiza sessões no Cine Aurélio, espaço idealizado e mantido por Seu Zé Aurélio, um ex-pedreiro e cinéfilo. Desde as exibições na edição de 2022, a frequência na sala aumentou ao longo do ano, indicativo de que as contribuições do festival ultrapassam o seu período de realização. E, você já sabe, né? A cobertura completa do Curta Taquary 2023 você encontra aqui no Papo de Cinema.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.