Está chegando o Curta Taquary 2024, evento que promoverá exibição de filmes, ações educativas e socioambientais nas cidades pernambucanas de Taquaritinga do Norte e Toritama entre os dias 16 e 22 de março. Mas, antes mesmo de o primeiro filme ser projetado nas telonas do Agreste de Pernambuco, os organizadores divulgaram a identidade visual da 17ª edição. “Nossa ideia inicial, ao pensar em colocar o rio Capibaribe para estampar as artes do festival, se dá porque ele é o grande homenageado da edição. Nosso público-alvo é o estudantil e essa ilustração também é uma forma de impactar esse público diretamente. Adeildo Leite, o autor da identidade visual, é um parceiro de muitos anos, um grande artista pernambucano. Ele conseguiu reproduzir a beleza de um rio tão importante para o nosso estado”, disse Devyd Santos, ao lado de Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary.
LEIA MAIS
– Curta Taquary 2024 :: Confira a programação da 17ª edição do evento pernambucano
– Curta Taquary 2024 :: Revelados os filmes da 17ª edição do evento pernambucano
– Curta Taquary 2024 :: Abertas as inscrições para a 17ª edição do evento
“O briefing que recebi para pensar a identidade visual trazia dois elementos: a água e o vento. A água seria representada pelo rio Capibaribe, o homenageado do evento. Inicialmente pensei em utilizar a imagem do rio em Recife, pois ela vem mais rapidamente à mente, mas nas nossas conversas acabamos identificando a necessidade de pensar num retrato diferente, de outro lugar, cercado por vegetação natural. Para enfatizar o vento há um movimento nas árvores e duas aves planando, utilizando o vento para repousar no ar na contramão das correntes. Pensando em materiais, em outras edições tinha utilizado muito desenho, lápis de cor sobre o papel. Mas, dada as características dos elementos água e vento, pensei na fluidez. E isso acabou me levando ao óleo, pois ele tem essa fluidez. Então, a identidade surge de uma pintura a óleo sobre papel”, disse Adeildo Leite, artista que assina a identidade visual do 17º Curta Taquary.
Sobre a programação, o festival contará com 11 mostras competitivas: Mostra Brasil e Mostra Internacional; Mostra Primeiros Passos (para diretores/as em seu primeiro trabalho); Mostra Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Mostra Universitária (direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação); Mostra Diversidade (obras que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Mostra Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Mostra Criancine (curtas voltados para o público infanto-juvenil; Mostra Pernambucana; Mostra Agreste; Mostra Por Um Mundo Melhor (produções com foco na educação ambiental).
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário