Curta Taquary 2025 :: Inscrições abertas à 18º edição do evento pernambucano

Publicado por
Marcelo Müller

O Curta Taquary 2025 está com inscrições abertas. Evento sediado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Pernambuco, ele chega no próximo ano à sua 18ª edição reforçando o compromisso de levar cinema, reflexão e ações formativas ao agreste pernambucano, mais precisamente à microrregião do Alto Capibaribe. Podem participar filmes de ficção, animação, documentário ou experimental de até 30 minutos de duração, feitos por realizadores e/ou produtores nacionais ou radicados no país há mais de dois anos anos, concluídos a partir de janeiro de 2024. As inscrições são gratuitas.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

As inscrições para o Curta Taquary 2025 devem ser feitas diretamente no site do evento(www.curtataquary.org), mediante preenchimento do formulário específico com o cumprimento das regras estabelecidas no regulamento que você pode encontrar clicando aqui. O evento contará com 10 mostras competitivas e não há limite de filmes a serem submetidos por realizador. Por mais um ano, o festival começará no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março) e terminará no Dia Mundial da Água (22 de março). Além das exibições de filmes, serão realizadas ações de reflorestamento nas margens do Rio Capibaribe, oficinas e ações formativas.

Curta Tauquary. Foto/Tarciso Augusto

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Rio de Janeiro receberá cerimônia de encerramento da 19ª edição
Festival Varilux 2024 :: Edição especial reexibe 14 filmes no Rio de Janeiro
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: 19ª edição do evento entra na sua reta final

CURTA TAQUARY: MOSTRAS

O Curta Taquary é um espaço para o audiovisual brasileiro em toda a sua diversidade. Para nós, é uma felicidade receber produções com olhares, lógicas de produção, territorialidades, poéticas e a partir de (e sobre) vivências as mais diversas possíveis. Esses filmes dialogam diretamente com as cidades em que são exibidos. Nosso objetivo é que o cinema seja apreendido e sentido por quem assiste a partir do lugar onde elas vivem, levantando discussões e possibilidades de ver o mundo sem que para isso precisem se desterritorializar. A troca do público com os realizadores e oficineiros é outro pilar importante desta e de todas as nossas edições”, enfatizam os responsáveis pelo evento, Alexandre Soares e Devyd Santos.

O Curta Taquary 2024 será dividido nas seguintes mostras:

– Mostra Brasil: Com temática livre;
– Mostra Primeiros Passos: Para diretores/as em seu primeiro trabalho;
– Mostra Dália da Serra: Voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas;
– Mostra Universitária: Direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação;
– Mostra Diversidade: Filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas;

– Mostra Curtas Fantásticos: Filmes de horror, ficção científica e fantasia;
– Mostra Criancine: Compreende filmes voltados para o público infanto-juvenil;
– Mostra Pernambucana: Filmes produzidos no Estado;
– Mostra Agreste: Filmes produzidos no agreste pernambucano;
– Mostra Por Um Mundo Melhor: Filmes com foco na educação ambiental.

Ações práticas do Curta Taquary. Foto/Tarciso Augusto

Gostou do conteúdo sobre o Curta Taquary 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.