Hermila Guedes é uma premiada atriz pernambucana. Com sua atuação em O Céu de Suely (2006), recebeu prêmios em São Paulo, Rio de Janeiro, Havana e até em Bratislava, na Eslováquia, além do Grande Prêmio Brasil de Cinema e o Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro. Em sua filmografia soma mais de uma dezena de trabalhos, reafirmando essa como sua maior paixão profissional.
A também pernambucana Katia Mesel é arquiteta, artista gráfica e cineasta. Possui, ao longo de sua trajetória, mais de 300 documentários realizados. Todos produzidos em variados modelos de apresentação, mídias, categorias e formatos. Um dos destaques de sua carreira é que foi a primeira mulher, atuando como cineasta, a participar de um festival de cinema nacional, a II Jornada de Cinema da Bahia, em 1973.
Outra grande figura homenageada é a paulista Rosana Urbes. Ilustradora, animadora e storyboard artista, é a autora do curta-metragem Guida (2014), a produção mais premiada do Festival Anima Mundi de 2014, sendo a primeira mulher a vencer no evento na categoria Melhor Curta-Metragem. Com um sucesso tão grande e dona de um talento que ultrapassa barreiras, a artista trabalhou durante oito anos nos estúdios Disney. Por lá, colaborou em produções como Mulan (1998), A Nova Onda do Imperador (2000), Lilo & Stich (2002), entre outros.
Para esta edição, foram inscritos 502 filmes e 146 foram selecionados, sendo 106 realizações brasileiras. Desses escolhidos, 61 curtas são dirigidos por mulheres. As produções selecionadas pelos curadores do festival são de 16 de estados brasileiros e 34 países de cinco continentes do globo, chamando atenção a diversidade e notoriedade do evento.
Para mais informações, acesse o site oficial do Curta Taquary.
(Fonte: Phosporos Novas Ideias)