Faltando pouco mais de três semanas para o início, a coordenação do Curta Taquary divulgou os nomes dos homenageados da 8ª edição do festival internacional de curtas-metragens. Os futuros premiados pela contribuição à sétima arte serão o diretor e roteirista pernambucano Camilo Cavalcante e a atriz e produtora paulista Gilda Nomacce. A mostra vai ocorrer entre os dias 23 e 27 de novembro, em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano. Em outras edições, o festival já reconheceu figuras importantes como Marcélia Cartaxo, premiada no Festival de Berlim como Melhor Atriz por A Hora da Estrela (1986), e o cineasta Marcelo Gomes, de longas consagrados como Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) e Era Uma Vez Eu, Verônica (2012).
O diretor e roteirista Camilo Cavalcante é pernambucano. Seu mais recente trabalho foi o projeto coletivo 5 Vezes Chico: O Velho e Sua Gente (2015), em que dividiu a direção com Gustavo Spolidoro e Ana Rieper. Nas produções Beco (2014), documentário em processo de finalização, e A História da Eternidade (2014) foi roteirista e diretor. Este último foi seu primeiro longa-metragem, apesar de possuir grande experiência em curtas e médias. Além de ter sido exibido no Festival de Roterdã, levou os principais prêmios do Festival de Paulínia em 2014. Ao todo, foram cinco troféus: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e o Prêmio da Crítica/Troféu ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Recebeu ainda o prêmio de público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi escolhido como Melhor Filme no Festival de Vitória, no Espírito Santo.
Já a atriz e produtora Gilda Nomacce é paulista. Premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília, pelo trabalho realizado em Trabalhar Cansa (2011), atuou em filmes como Quando Eu Era Vivo (2014), Gata Velha Ainda Mia (2014), Ausência (2014), De Menor (2013) e Luz nas Trevas (2010). Em 2016 está prevista a estreia de Meu Amigo Hindu (2015), filme em que foi dirigida por Hector Babenco. Começou sua carreira aos 12 anos no teatro e, em 2007, iniciou no cinema, no curta Um Ramo, de Marco Dutra e Juliana Rojas.
(Fonte: Phosphoros Novas Ideias)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário