Dahomey :: Vencedor do Festival de Berlim 2024 será lançado no Brasil

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Direto da Alemanha para a sua casa! Dahomey, grande vencedor do Festival de Berlim 2024, poderá ser conferido pelo público brasileiro. O documentário, dono do cobiçado Urso de Ouro (troféu da mostra principal), chegará, com exclusividade, em breve à Mubi, plataforma que adquiriu os direitos de distribuição do projeto. Além do anúncio da chegada do longa por aqui, o serviço também revelou trailer e cartaz nacionais da aposta.

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Assinado pela realizadora francesa Mati Diop, Dahomey é uma produção franco-senegalesa que acompanha uma repatriação de artefatos históricos saqueados por colonizadores franceses em 1892. Os tesouros, caros à atual região da República do Benim, na África Ocidental, pertenceram ao Reino do Daomé (1600-1900) e voltaram para a casa em 2021.

Ao receber o Urso de Ouro, em fevereiro deste ano, Mati disse que Dahomey é como “um muro caindo, um muro de silêncio e negação que cada um de nós pode e deve, em conjunto, derrubar”. Diop afirmou ainda que “para reconstruir, primeiro, temos que restituir. E o que restituir significa? Restituir é fazer justiça”. A seguir, fique com o vídeo.

Vale lembrar que, após ser exibido em Berlim, Dahomey também foi apresentado na seção Zabaltegi-Tabakalera do Festival de San Sebastián 2024. Este é o terceiro longa de Mati Diop, após Mille soleils (2013) e Atlantique (2019).

O Papo de Cinema já assistiu à Dahomey. Nosso editor-chefe, Robledo Milani, acompanhou de perto a mostra competitiva da Berlinale 2024nossa cobertura especial você confere aqui – e na ocasião escreveu sobre o filme:

Se a evolução dos tempos permite não apenas reconhecer os erros do passado, mas também buscar meios para repará-los no presente, o movimento testemunhado em Dahomey, é não só uma questão de justiça, mas também um passo consciente em busca de um perdão ainda em debate – afinal, quem no direito poderá concedê-lo? Mas é, por outro lado, um gesto mais simbólico do que profundo em efeitos e repercussões, tal qual este filme, que aponta para uma discussão tão urgente quanto necessária, mas, ainda assim, se mostra satisfeito em apenas indicar posições, sem, no entanto, confirmar interesse em atravessar tais portas e propor as reais questões que este debate há tanto clama“.

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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br