Seguindo os passos de outros tantos realizadores que têm enxergado a telinha como um campo fértil para a criação, o canadense David Cronenberg está desenvolvendo uma série de TV. A informação veio do próprio cineasta homenageado no Festival de Veneza deste ano. No Lido para receber a láurea especial por sua carreira, ele disse que trabalha atualmente em seu primeiro projeto pessoal em episódios, mas não quis dar detalhes acerca do mesmo, alegando que “não posso falar sobre isso ainda”. Vale lembrar que Cronenberg deu declarações afirmando que não se importa muito com o suposto fim do cinema enquanto experiência coletiva, numa sala escura. Todavia, ele esclareceu que não acredita na morte do cinema, mas sim na sua evolução.
Leia Mais :: Confira a filmografia de David Cronenberg
“Hoje as telas de TV estão ficando cada vez maiores e, portanto, a diferença entre os cinemas e a experiência doméstica torna-se cada vez menor. Do ponto de vista da linguagem, a regra costumava ser a de que planos em close-up só eram feitos para a TV, não para filmes. Mas hoje em dia esse não é mais o caso”, afirmou o artista. David Cronenberg é um dos cineastas mais respeitados do meio, tendo em sua carreira filmes que se tornaram emblemas, tais como Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983), A Mosca (1986), Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988), Crash: Estranhos Prazeres (1996). Seu longa-metragem mais recente é Mapas para as Estrelas (2014).
Não é de hoje que a televisão corteja Cronenberg. Ele foi convidado a dirigir episódios da segunda temporada de True Detective (2014-), mas declinou por não ter gostado do roteiro.