Faleceu no último domingo o ator inglês David Warner, aos 80 anos de idade. Segundo uma nota enviada pela família do artista à BBC, Warner morreu em decorrência de uma doença relacionada a um câncer. David estava em Denville Hall, uma casa de repouso para atores localizada em Londres. Entre os anos 1960 e a última década, o vencedor do Emmy atuou em mais de 200 produções.
LEIA MAIS
Tony Sirico, ator de Família Soprano, morre aos 79 anos
Ator James Caan morre aos 82 anos
Atriz Marilu Bueno morre aos 82 anos no Rio de Janeiro
Warner estudou na Royal Academy of Dramatic Art e protagonizou diversas peças com a Royal Shakespeare Company. Estreou no cinema numa participação não-creditada em We Joined the Navy (1962) e na TV com a série dramática Sunday-Night Play (1963). O ator começou a ganhar projeção internacional ao ser indicado ao BAFTA de Melhor Ator Britânico por Deliciosas Loucuras de Amor (1966). Em 1978, foi indicado ao Emmy pela minissérie Holocausto (1978), ao lado de Meryl Streep. Três anos depois, venceu o prêmio da Academia de Artes e Ciências da Televisão por sua performance na também minissérie Masada (1981), com Peter O’Toole.
Ao longo de seis décadas de carreira, Warner trabalhou em dezenas de filmes e séries, mas sua aparição mais destacada aconteceu no sucesso Titanic. Na premiada produção de 1997, encarnou Spicer Lovejoy, personagem que, ao lado de Cal Hockley (Billy Zane), busca separar Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio).
Além de A Profecia (1976), Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982), Planeta dos Macacos (2001) e, mais recentemente, O Retorno de Mary Poppins (2018), chegou a atuar em três projetos da saga Star Trek: os longas Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989) e Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991), e a série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1992). Sua última contribuição se deu como dublador do personagem “The Lobe”, no popular programa infantil Os Jovens Titãs em Ação! (2020).