20200702 sitio picapau amarelo papo de cinema destaque

Uma das mais conhecidas obras de Monteiro Lobato, o compêndio Sítio do Picapau Amarelo vai ganhar uma nova versão audiovisual. Depois de inspirar tantos filmes e várias séries de televisão, as histórias que envolvem personagens icônicos como Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Saci e Tia Anastácia voltará às telonas num filme programado para estrear em 2022. De Volta ao Sítio do Picapau Amarelo é mais uma aposta live-action nesse universo para lá de conhecido. Dirigido por Fabrício Bittar, que assina também o roteiro ao lado de Jim Anotsu, o longa-metragem contará a origem do sítio, além de incorporar novos personagens. E, para aguçar a nossa curiosidade, foi divulgado recentemente o primeiro cartaz. Uma dica: de acordo com os idealizadores da peça, uma olhada mais atenta aos detalhes revelará pistas sobre os caminhos a serem percorridos pela trama.

LEIA MAIS
Bob Esponja: O Incrível Resgate será lançado direto em streaming
Denise Fraga lança websérie com reflexões sobre a quarentena
Aos Olhos de Ernesto será lançado no Japão

“Este é o meu maior projeto até agora. Estamos trabalhando muito no roteiro, nos concepts de personagens, cenários. Divulgar esse cartaz e o título foi uma forma de dividir um pouco desse processo com o público”, conta Fabrício Bittar. Produzido pela Clube Filmes, De Volta ao Sítio do Picapau Amarelo tem a intenção de apresentar os personagens de Monteiro Lobato às novas gerações. Vale lembrar que de uns tempos para cá o autor tem sido alvo de revisões esclarecedoras quanto ao teor racista de alguns de seus escritos. No livro As Caçadas de Pedrinho, por exemplo, ele se refere a Tia Anastácia, sabidamente uma mulher negra, assim: “subindo no mastro de São Pedro que nem uma macaca de carvão”. O livro foi desaconselhado para utilização escolar pelo Conselho Nacional de Educação. Será que a nova produção levará isso em conta? Vamos aguardar. Enquanto isso, confira o cartaz de De Volta ao Sítio do Picapau Amarelo.

20200702 sitio picapau amarelo papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *