20200218 deepfake papo de cinema de volta para futuro

De vez em quando rolam boatos sobre remakes, reboots ou afins da saga De Volta Para o Futuro. Hollywood parece sempre interessada em oferecer mais do mesmo travestido de atualização, não é? Ainda bem que Robert Zemeckis, idealizador e dono da propriedade intelectual, já disse que ninguém mexe no seu “bebê” enquanto ele for vivo. Vamos e convenhamos, vocês já imaginaram outros atores que não Michael J. Fox e Christopher Lloyd interpretando, respectivamente, Marty McFly e Doc Brown? Até esta semana também não tínhamos sonhado com outros intérpretes que talvez funcionariam para os papeis, isso até um usuário do YouTube postar um vídeo em que Tom Holland e Robert Downey Jr. assumem os icônicos personagens. E não é que, talvez, eles se encaixariam?

LEIA MAIS
Veterano cineasta Mike Leigh se prepara para rodar seu novo filme
Dolittle :: Robert Downey Jr promove audição com animais em novo teaser
Tom Holland fala sobre Homem-Aranha gay e diversidade no Universo Marvel

A técnica para fazer esse “milagre” ficou popularmente conhecida como deepfake. Se trata de uma inteligência artificial utilizada para substituição de rostos e/ou vozes em vídeos. O procedimento vem causando muita polêmica, principalmente em virtude da capacidade de criar materiais falsos facilmente dissemináveis, tais como vídeos pornográficos com rostos de celebridades. Recentemente, na esteira das discussões sobre fake news e pós-verdade, o deepfake foi apontado como uma ferramenta com grande potencial para distorções com intenções políticas. Enfim, de olho no lado sombrio dessa força, confira abaixo o vídeo impagável que fornece novos rostos a De Volta Para o Futuro (mesmo assim não queremos remake, tampouco reboot, tá Zemeckis?).   

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *