Senta que lá vem treta. Não é novidade que a bem-sucedida entrada na Marvel no mundo cinematográfico significou uma reviravolta considerável na ideia de espetáculo em forma de filme. Os longas baseados em histórias em quadrinhos viraram uma febre lucrativa que trouxe consigo a reconfiguração da ideia de blockbuster. Especialmente de uns tempos para cá, vários grandes nomes têm demonstrando preocupação com a chamada “fórmula Marvel”, atentando para repetições e recorrências que teriam menos a ver com uma visão artística do que com a reprodução de modelos e estruturas que fizeram sucesso. O mais recente figurão amado por Hollywood a atacar os filmes da Marvel foi o canadense Denis Villeneuve. Numa recente entrevista ao site francês Premiere, ele foi perguntado sobre o assunto e não se fez de rogado: “O problema de hoje… Bem, se estamos falando sobre a Marvel, a questão é que todos esses filmes são feitos a partir de um mesmo molde. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor aos filmes, mas todos saem na mesma fábrica. Eles são formatados”.
LEIA MAIS
Vincent Cassel diz que filmes de super-heróis são para crianças
Francis Ford Coppola esclarece sua opinião sobre os filmes da Marvel
Refletindo Scorsese: Cinema vs Entretenimento Audiovisual
Já numa declaração também recente dada ao canal espanhol El Mundo, Denis Villeneuve foi ainda mais enfático: “Existem muitos filmes da Marvel que nada mais são do que o resultado de uma lógica de copiar e colar de outros”. É relativamente normal que os colegas jornalistas questionem constantemente esses cineastas respeitados sobre os longas-metragens da Marvel, afinal de contas, como dissemos anteriormente, eles acaba ditando tendências industrias que de uma forma ou outra respigam na demais realizações que almejam atingir um público amplo. Outros que falaram sobre isso foram os nossos queridos Martin Scorsese, Vincent Cassel e Francis Ford Coppola. (para saber eles disseram sobre o assunto, confira nas notícias relacionadas acima).
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Mostra de Gostoso 2024 :: Filme sobre Maurício Kubrusly abre a 11ª edição do evento potiguar - 21 de novembro de 2024
- Piracicaba :: Filme de 1922 é restaurado e ganha sessão especial no interior de SP - 21 de novembro de 2024
- Agenda Brasil 2024 :: Até que a Música Pare e A Queda do Céu vencem a 11ª edição do festival italiano - 21 de novembro de 2024
Deixe um comentário