Categorias: CelebridadesNotícias

Denis Villeneuve diz que filmes da Marvel são feitos seguindo a lógica do “copiar e colar”

Publicado por
Marcelo Müller

Senta que lá vem treta. Não é novidade que a bem-sucedida entrada na Marvel no mundo cinematográfico significou uma reviravolta considerável na ideia de espetáculo em forma de filme. Os longas baseados em histórias em quadrinhos viraram uma febre lucrativa que trouxe consigo a reconfiguração da ideia de blockbuster. Especialmente de uns tempos para cá, vários grandes nomes têm demonstrando preocupação com a chamada “fórmula Marvel”, atentando para repetições e recorrências que teriam menos a ver com uma visão artística do que com a reprodução de modelos e estruturas que fizeram sucesso. O mais recente figurão amado por Hollywood a atacar os filmes da Marvel foi o canadense Denis Villeneuve. Numa recente entrevista ao site francês Premiere, ele foi perguntado sobre o assunto e não se fez de rogado: “O problema de hoje… Bem, se estamos falando sobre a Marvel, a questão é que todos esses filmes são feitos a partir de um mesmo molde. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor aos filmes, mas todos saem na mesma fábrica. Eles são formatados”.

LEIA MAIS
Vincent Cassel diz que filmes de super-heróis são para crianças
Francis Ford Coppola esclarece sua opinião sobre os filmes da Marvel
Refletindo Scorsese: Cinema vs Entretenimento Audiovisual

Já numa declaração também recente dada ao canal espanhol El Mundo, Denis Villeneuve foi ainda mais enfático: “Existem muitos filmes da Marvel que nada mais são do que o resultado de uma lógica de copiar e colar de outros”. É relativamente normal que os colegas jornalistas questionem constantemente esses cineastas respeitados sobre os longas-metragens da Marvel, afinal de contas, como dissemos anteriormente, eles acaba ditando tendências industrias que de uma forma ou outra respigam na demais realizações que almejam atingir um público amplo. Outros que falaram sobre isso foram os nossos queridos Martin Scorsese, Vincent Cassel e Francis Ford Coppola. (para saber eles disseram sobre o assunto, confira nas notícias relacionadas acima).

O diretor Denis Villeneuve
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.