Embora existam outros prêmios importantes que envolvem o universo cinematográfico, o Oscar é o galardão mais reconhecido pela indústria dos filmes e muitos atores e diretores têm interesse em obter pelo menos um deles em algum momento das suas carreiras.
Devido a que se trata de uma competição norte-americana, a maioria das fitas que obtêm o reconhecimento pertence aos Estados Unidos. No entanto, a premiação possui uma categoria na qual diversas longas-metragens estrangeiras concorrem pela glória.
Se você vai receber seus amigos para fazer apostas na Bet365, aproveite o momento para assistir algum destes filmes latino-americanos que conseguiram ganhar o Oscar.
Cansou de procurar uma boa fita para assistir durante o final de semana? Pare de buscar! Assista a alguma destas 3 longas-metragens latino-americanas que obtiveram o máximo galardão da indústria cinematográfica.
Esta foi a primeira obra argentina a obter o Oscar ao melhor filme estrangeiro, em 1985, em meio a um contexto sociocultural revolucionário. La Historia Oficial foi lançada em 1985, dois anos depois da finalização da ditadura militar na Argentina. Embora seja um relato de ficção, tem objetivo claro: expor os horrores que gerou o regime totalitário dentro do país.
O filme está centrado em Alicia, uma professora de História que possui uma criança adotada que seu marido trouxe para sua casa de um dia para o outro. Sem fazer muitas perguntas, ela vira uma excelente mãe para a filha, Gaby.
Após a chegada de Ana, uma ex-presa política que vivia no exílio, Alicia descobre as práticas do governo contra os opositores e começa a suspeitar que a criança poderia ser filha de revolucionários assassinados.
Mais uma vez os argentinos conseguiram ganhar o Oscar, desta vez em 2009, graças a este relato fantástico, que além de contar com excelentes atuações, mistura elementos de suspense, comédia e romance. Dirigido pelo célebre Juan José Campanella e baseada no livro “La pregunta de sus ojos”, do historiador Eduardo Sacheri, o filme conta a história de Benjamin Espósito, um funcionário da justiça penal argentina aposentado que, no final da sua carreira, toma a decisão de escrever um livro sobre um caso no qual trabalhou faz décadas mas nunca conseguiu resolver. A obsessão pela resolução do crime o leva a continuar investigando até encontrar as respostas que procurou durante anos, enquanto reconquista um velho amor e ajuda seu melhor amigo, Pablo Sandoval, a solucionar seus problemas.
Este drama chileno escrito e dirigido por Sebastián Leilo obteve o Oscar em 2017. A vitória representou uma verdadeira surpresa, pois “Una mujer fantástica” foi a primeira fita protagonizada por uma mulher transgênero que conseguiu ganhar o máximo galardão do universo cinematográfico.
A história se centra em Marina, representada pela atriz Daniela Vega, uma garçonete transexual que tem o sonho de ser uma cantora de sucesso. Para atingir seu objetivo, ela canta pelas noites em diferentes clubes de Santiago de Chile. Os problemas começam quando falece Orlando, seu namorado e melhor amigo. A partir desse momento a vida de Marina mudará completamente.