20200907 thierry fremaux papo de cinema 800

Enquanto o Festival de Veneza apresenta sua edição presencial em 2020, aplicando diversos protocolos de segurança, uma fala chamou a atenção da imprensa brasileira: o alerta do presidente do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, sobre o desmonte da Cinemateca Brasileira. O diretor e curador está presente no evento italiano, onde filmes com o inédito “selo Cannes” serão apresentados em mostras paralelas.

Durante uma entrevista coletiva, diante dos diretores dos sete maiores festivais de cinema do mundo, ele declarou: “Quero expressar meu apoio à Cinemateca Brasileira, ameaçada pelo atual governo”. Tanto o Festival de Cannes quanto a Cinemateca Francesa figuram entre mais de cem instituições internacionais que assinaram uma carta aberta, denunciando aos setores audiovisuais do mundo inteiro a política de desmonte cultural praticada pelo governo Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS
Cinemateca Brasileira :: 41 funcionários são demitidos sem indenização
Cinemateca Brasileira é intimada a entregar chaves ao governo
Governo Bolsonaro pretende transferir Cinemateca Brasileira de São Paulo a Brasília

 

20200812 soscinemateca papo de cinema
Manifestação S.O.S. Cinemateca

 

Após ameaçar o cinema brasileiro de censura, interromper editais destinados ao cinema e impedir a liberação de verbas aos filmes pré-aprovados em editais das gestões anteriores, o atual governo impediu o repasse de aproximadamente R$ 13 milhões à Cinemateca Brasileira desde 2019. Consequentemente, todas as atividades foram encerradas e as portas se fecharam, enquanto os funcionários foram demitidos sem receberem os devidos direitos trabalhistas.

Além disso, o novo Secretário da Cultura, Mário Frias, se apossou das chaves da Cinemateca, auxiliado por forças policiais, anunciando uma transferência do acervo e da gestão a Brasília. O acordo fere qualquer princípio de gestão firmado em contrato, visto que o estatuto da Cinemateca prevê uma direção independente das flutuações de sucessivos governos, além de instituir que a sede deve permanecer em São Paulo.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *