Categorias: NotíciasPremiações

Desvirtude é eleito melhor curta gaúcho do 49º Festival de Cinema de Gramado!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Mais um importante ciclo de exibições de curtas oriundos do Rio Grande do Sul se encerrou na serra gaúcha. No último sábado, 21, o público virtual do 49º Festival de Cinema de Gramado conheceu os vencedores de 2021. Com temas contemporâneos e de extrema importância, como racismo, exclusão e representatividade, Desvirtude, da diretora Gautier Lee, recebeu o Prêmio Assembleia Legislativa de melhor filme. Em seu discurso, Lee aproveitou o espaço para agradecer a equipe e enfatizar que a produção não contou com nenhum orçamento. Segunda ela, foram gastos “R$ 17 para comprar uma base para a nossa atriz”, referindo-se a maquiagem de Évellyn Santos, que dá vida a protagonista Kenia – cujo papel lhe rendeu o troféu de Melhor Atriz – que sofre um caso de racismo na Universidade e precisa lidar com as injustiças consequências do acontecimento. Além da categoria principal e de interpretação já mencionadas, o projeto ainda faturou as categorias de Melhor Direção e Montagem.

Já o escolhido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi o cômico Eu Não Sou Um Robô, de Gabriela Lamas, que trata do tema da robotização das pessoas em tempos de pandemia. A comissão julgadora formada pelos críticos e jornalistas Victor Hugo Furtado (redator aqui do Papo de Cinema), Rodrigo de Oliveira (ex-colaborador do Papo de Cinema) e Siliane Vieira justificou a condecoração da seguinte forma: “Captura o espírito do nosso período pandêmico, não apenas na temática, mas em sua execução de guerrilha, além da maneira criativa com que abastece o texto fílmico com histórias partilhadas pela internet, com humor e ousadia, envolvendo o espectador com diálogos verborrágicos, entregues com naturalidade pela atriz/diretora”.

Vale lembrar que o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema da Mostra Gaúcha de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado há 18 anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado. Confira a relação completa de premiados abaixo:

  • Melhor Filme: Desvirtude, de Gautier Lee
  • Melhor Ator: Álvaro Rosacosta, por Rufus
  • Melhor Atriz: Evellyn Santos, por Desvirtude
  • Melhor Direção: Gautier Lee, por Desvirtude
  • Melhor Roteiro: Felipe Yurgel, Gabriela Lamas, Maurilio Almeida, por Eu Não Sou Um Robô
  • Melhor Fotografia: Lívia Pasqual, por Eu Não Sou Um Robô
  • Melhor Montagem: Gabriel Borges, por Desvirtude
  • Melhor Direção de Arte: Gabriela Lamas, por Eu Não Sou Um Robô
  • Melhor Trilha Sonora:  Renan Franzen, por Noite Macabra
  • Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz e Chrístian Vaisz, por Um Dia De Primavera
  • Melhor Produção Executiva: Álvaro Rosa Costa, Carmem Fernandes, Fernanda Kern, Laura Cohen, Lisiane Cohen, Maurício Borges de Medeiros, por Era Uma Vez Uma Princesa
  • Melhor Filme pelo Júri da Crítica: Eu Não Sou Um Robô, de Gabriela Lamas
  • Menção Honrosa: Rota, de Mariani Ferreira

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2021 :: Carro Rei é o vencedor com 4 Kikitos

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br