Má notícia para os fãs de American Gods: o canal Starz confirmou, logo após a estreia da terceira temporada, que a série baseada na história de Neil Gaiman não será renovada para a quarta e última temporada. Os produtores estudam a possibilidade de um último episódio estendido, ou um telefilme, para concluir a trama.
A decisão era de certo modo previsível em virtude dos inúmeros problemas enfrentados pelo projeto. Deuses Americanos teve quatro showrunners diferentes em três temporadas, devido aos conflitos criativos com a emissora e com o escritor. Neste período, as atrizes Kristin Chenoweth e Gillian Anderson pediram demissão, o que causou uma demora significativa na produção e no lançamento entre a primeira e a segunda temporadas.
LEIA MAIS
Neil Gaiman assina acordo de exclusividade com o Amazon Prime
Canal Starz produzirá série baseada em John Wick
Lúcifer :: Série é renovada e ganha temporada final
Em paralelo, o orçamento estourou todas as previsões dos produtores, enquanto a audiência caía: o projeto sofreu uma queda de 45% na segunda temporada em relação à primeira, e de 65% na terceira temporada. A história passou a ser criticada pela equivocada representação racial, o que motivou uma queda brutal na audiência de espectadores negros, além de receber ataques pela baixa representatividade feminina.
Este resultado marca uma má fase para adaptações de Neil Gaiman no cinema e na televisão. Após o sucesso de Coraline e o Mundo Secreto (2009) e da série Lúcifer (2016 -), a série Good Omens (2019) teve resultados fracos para o tamanho da produção, e o filme Como Falar com Garotas em Festas (2017) recebeu críticas apenas modestas. Veremos qual será o destino do ainda inédito The Sandman.