Categorias: NotíciasPremiações

DGA Awards 2025 :: Sean Baker, de Anora, vence o prêmio do Sindicato dos Diretores. Vem Oscar por aí?

Publicado por
Marcelo Müller

O DGA Awards 2025 anunciou com pompa e circunstância os seus vencedores neste domingo, 09. A 77ª edição da festa tradicionalíssima organizada pelo Sindicato dos Diretores de Hollywood coroou Sean Baker, por Anora (2024), como a Melhor Direção do Ano, assim permitindo ao norte-americano sonhar ainda mais com a estatueta do Oscar (confira sobre as chances dele logo abaixo). Já Ramell Ross, por Nickel Boys (2024), foi eleito o Diretor Estreante da temporada – prêmio que poderia muito bem ter ficado com a indiana Payal Kapadia, por Tudo Que Imaginamos Como Luz (2024), não é mesmo?

O DGA Awards 2025 também premia televisão, então tivemos consagração a membros das equipes de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (2024-), série mais premiada nesta temporada, e Hacks (2021-), outra que vem colecionando estatuetas desde a sua estreia.

A estrela de Anora, Mikey Madison, e o diretor premiado no DGA Awards 2025, Sean Baker. Foto/Getty Images

LEIA MAIS
DGA Awards 2025 :: Confira os indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores de Hollywood
PGA Awards :: Anora vence troféu do sindicato dos produtores. Confira a lista de premiados!
Oscar 2025 :: Saiba quais brasileiros votam na premiação da Academia de Hollywood

DGA AWARDS 2025: OS VENCEDORES

MELHOR DIREÇÃO DO ANO
Sean Baker, por Anora

MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE DO ANO
Ramell Ross, por Nickel Boys

MELHOR DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Brendan Bellomo, Slava Leontyev, por Guerra da Porcelana

MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE DRAMA
Frederick E.O. Toye, por Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, “Crimson Sky”

MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Lucia Aniello, por Hacks, “Bulletproof”

MELHOR DIREÇÃO EM FILME PARA TELEVISÃO OU MINISSÉRIE
Steven Zaillian, por Ripley

DGA AWARDS INFLUENCIA O OSCAR?

Frequentemente, o resultado do DGA Awards dá alguns indícios do que pode acontecer no Oscar, até mesmo porque os profissionais sindicalizados são em grande parte também membros do colegiado da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Nos últimos cinco anos, em apenas uma ocasião o vencedor do DGA de Melhor Direção não foi o agraciado com o Oscar na mesma categoria – em 2020, Sam Mendes ganhou o sindicato por 1917 (2019), enquanto Bong Joon-Ho conquistou a Academia por Parasita (2019).

Desse modo, Sean Baker dá um passo importante rumo (ao menos) ao favoritismo no Oscar 2025. Se antes não havia muita clareza a respeito da força que Anora teria na disputa pelas principais categorias da festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, as vitórias no DGA Awards e no PGA Awards (prêmio do sindicado dos produtores) e no Critics Choice Awards, num curto espaço de tempo, não deixam dúvidas a respeito de quem assumiu a ponta na disputa até agora muito marcada por polêmicas e disse-me-disse.

Gostou do conteúdo sobre DGA Awards 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.