O Dia do Cinema Gaúcho é 27 de março e o Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), junto com a Fundação Cinema RS (Fundacine), preparou uma programação especial para comemorar a data. Haverá sessões de curtas e longas em Porto Alegre e em cidades do interior do RS, um debate sobre os pioneiros da produção cinematográfica no sul do Brasil e também um circuito do Rodacine por algumas cidades. O evento conta com o apoio de entidades como o Conselho Nacional de Cineclubes, Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC-RS), entre outras. Todo o programa tem entrada franca.

cena de Ranchinho do Sertão
Cena de Ranchinho do Sertão

Nesta data, em 1909, foi exibido o primeiro filme produzido no Rio Grande do Sul, o Ranchinho do Sertão, de Eduardo Hirtz. A projeção foi realizada no então cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre, e a data entrou para o calendário cultural do RS como o Dia do Cinema Gaúcho.

Confira as atividades previstas para o dia 27 de março em Porto Alegre:

12h30min: Sala Eduardo Hirtz (CCMQ – Andradas, 736) – exibição dos curtas vencedores do 11º Prêmio Iecine (De Lá pra Cá, de Frederico Pinto; Três Vezes por Semana, de Cris Reque; Corneteiro não se Mata, de Diego Müller; e Kopeck, de Jaime Lerner)

14h: Sala Multimeios do Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) – seminário “Os Pioneiros do Cinema Gaúcho”, com os pesquisadores Glênio Povoas, Alice Trusz e Helena Stigger

19h30min: Travessa dos Cataventos (CCMQ – Andradas, 736) – exibição do curta A Invasão do Alegrete, de Diego Müller (junto com a programação do Dia do Circo e do Teatro).

 

Fonte: Cinemateca Paulo Amorim

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *