#DicaDoPapo_03jun :: Confira nossas sugestões de filmes e séries para o final de semana!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

A repercussão foi boa e estamos de volta! Mais uma vez, a #DicaDoPapo irá te ajudar a encontrar a melhor produção para curtir o #sextou. Aliás, não esqueça de compartilhar as nossas dicas com os amigos, já que você pode ter marcado algum compromisso para os próximos dias, não é mesmo? Enfim, mais uma vez contamos com o editor-chefe do site Robledo Milani, o editor/crítico Marcelo Müller e, este que vos escreve, o redator/crítico Victor Hugo Furtado para apontar obras que estão sendo exibidas nas telas do cinema e também, claro, disponíveis no streaming. Preparado? Siga o fio!

ACESSE NOSSAS REDES/CANAIS
Orelo
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

ROBLEDO MILANI
(
@robledomilani)

FILME: Pureza (2019)
Disponível em: Cinemas
Pureza Lopes Loyola é uma brasileira comum, não fosse sua determinação em prol da causa trabalhista. Nos anos 1990, Dona Pureza vendeu tudo o que tinha no Maranhão e saiu em uma jornada de três anos à procura do filho, vítima de maus-tratos enquanto se encontrava em situação semelhante à escravidão. O ativismo de Pureza lhe rendeu o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, mais antiga entidade mundial de combate ao trabalho escravo.
LEIA MAIS
Pureza :: Entrevista com Dira Paes (Exclusivo)
Nas palavras de Robledo, o filme dirigido por Renato Barbieri (Cora Coralina: Todas as Vidas, 2017) é “bastante careta e convencional”. Entretanto, “há um motivo que justifica a empreitada e faz valer uma ida ao cinema”, segundo nosso editor-chefe. “O desempenho avassalador de Dira Paes, como a personagem-título, que assume essa trajetória como sua e a defende até o último instante, com garra e impressionante entrega. Sua atuação, comovente ao ponto de levar o espectador às lágrimas, comprova seu status como uma das maiores atrizes do país”, completa.

SÉRIE: Hacks (2021-2022)
Disponível em: HBO Max
Com Jean Smart e Hannah Einbinder como protagonistas, a comédia dramática encerrou recentemente sua segunda temporada como um dos maiores sucessos da plataforma. Inclusive, o programa foi agraciado em diversas condecorações em seu ano de estreia (3 Emmys, 1 SAG, 1 Critics Choice, 1 DGA, 1 GLAAD Media, 2 Globos de Ouro, 1 Satellite, 1 Television Critics Association e 2 WGAs). A trama segue Deborah Vance (Jean), uma comediante pioneira que, agora, enfrenta a decadência e a falta de humor. Já Ava (Einbinder) é a recém-chegada no showbiz que começa a trabalhar para a diva como roteirista, gerando, conforme dito por Milani, “um choque de gerações nunca menos do que impagável”. “Trata-se de uma preciosidade, e as histórias vão da vaidade do estrelato até um lado muito mais íntimo e humano. Daqueles seriados capaz de fazer rir e chorar no mesmo episódio”, ressalta.

MARCELO MULLER
(@marcelo_p_muller)

FILME: Querida Wendy (2005)
Disponível em: DVD
E não é que o Marcelo resolveu provocar os leitores? Na era dos streamings, optou por uma produção que exigirá um garimpo de mídias físicas. Mas o esforço é válido, pois eis aqui um longa comandado por dois dos fundadores do movimento Dogma 95, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, um como diretor e o outro como roteirista, respectivamente. Segundo nosso editor, a trama apresenta uma “observação ácida de um dos pilares da sociedade norte-americana: as armas de fogo”. Tudo se passa numa cidadezinha aparentemente pacata. Os protagonistas são jovens que encontram autoestima na relação com pistolas, revólveres e afins. Além disso, se empolgam na idealização de um “código de honra”. “Um filme para sair meditando sobre o nosso atual estado das coisas”, completa. E, sim, esse garotinho aí na foto abaixo é o Jamie Bell

SÉRIE: Five Came Back (2017)
Disponível em: Netflix
Essa é pra quem gosta de história. Narrado por ninguém menos que Meryl Streep, o seriado documental fala dos filmes produzidos durante a Segunda Guerra Mundial, diretamente no front de batalha, por John Ford, William Wyler, John Huston, Frank Capra e George Stevens, ou seja, por cinco dos maiores cineastas da Hollywood da época. No decorrer dos episódios, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass e Lawrence Kasdan se reúnem para comentar a participação dos gigantes que lhes antecederam, em meio a isso ponderando sobre as mudanças que a guerra provocou no estilo de cada um dos mestres e como a guerra foi filmada. Nas palavras de Muller, esta é “uma preciosidade para aqueles que curtem ampliar a sua visão sobre o cinema”.  

VICTOR HUGO FURTADO
(@vhfurtado)

FILME: A Força do Destino (1982)
Disponível em: YouTube, Google Play, Apple TV
Agora chegou a vez do dono da matéria. E a dica de filme seguirá a de Robledo. Isso porque mesmo com o trabalho competente de Richard Gere e Debra Winger, trata-se de uma das incontáveis histórias de amor que envelheceram mal. Mas não se engane: vale à pena assistir, pois são a partir desses “clássicos” que nós, e seus realizadores, percebemos o quanto a sociedade evoluiu. Na trama, Gere é um candidato a oficial que aprende o valor da disciplina. Já Debra, é um interesse amoroso sem personalidade. Isso porque ela é facilmente descartada para, em seguida, ser resgatada pelo protagonista. Ele literalmente decide o que ela deve sentir – ou não. Os pontos altos do filme são, de longe, a atuação de Louis Gossett Jr., que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela empreitada, e a canção tema Up Where We Belong, cantada magistralmente pela dupla Jennifer Warnes e Joe Cocker. A faixa também faturou a estatueta da Academia.

SÉRIE: Mad Men (2007-2015)
Disponível em: HBO Max, Amazon Prime Video, Globoplay
Mais uma série pra não errar! Essa produção que conta com um ex-roteirista de Família Soprano (1999-2007), Matthew Weiner, faturou 16 Emmys e ajudou a estabelecer um padrão de qualidade televisivo nos anos 2000. A história segue Don Draper, um alto executivo do ramo da propaganda, nos anos 1960, que se envolve com os mais variados problemas: alcoolismo, infidelidade, dinheiro e identidade falsa. A estrela principal é Jon Hamm, em uma daquelas atuações tão perfeitas que chegam a comprometer o futuro da carreira do ator, que ainda não conseguiu emplacar outro projeto tão admirável.

E aí? Gostou das dicas? Se sim, não deixe de postar nas redes sociais que gostou das nossas recomendações com a hashtag #DicaDoPapo. Até o próximo #sextou!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br