Passou rápido e já é sexta-feira novamente! Ainda sem ideias do que assistir nos próximos dias? Pois, mais uma vez, a #DicaDoPapo irá te ajudar a encontrar a melhor produção para curtir o #sextou. Aliás, não esqueça de compartilhar as nossas dicas com os amigos. Para a relação de sugestões de hoje, contamos com o editor-chefe do site Robledo Milani, o editor/crítico Marcelo Müller e, este que vos escreve, o redator/crítico Victor Hugo Furtado para apontar obras que estão sendo exibidas nas telas do cinema e também, claro, disponíveis no streaming. Preparado? Siga o fio!
ACESSE NOSSAS REDES/CANAIS
Orelo
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
ROBLEDO MILANI
(@robledomilani)
FILME: Ilusões Perdidas (2021)
Disponível em: Cinemas
Para não errar, o nosso editor-chefe traz nada menos que o grande vencedor do Prêmio César de Melhor Filme em 2022. No “Oscar da França”, o drama histórico de Xavier Giannoli também faturou outras seis categorias. Adaptado do clássico de Honoré de Balzac e exibido no Festival de Veneza, o filme conta a história de um rapaz do interior que se muda para Paris, em pleno século XIX, com o sonho de ser escritor, mas acaba encontrando fama pelo jornalismo. Porém, seus exageros o levam a uma derrocada da qual será difícil se recuperar. Segundo nosso editor, são as “atuações inebriantes e uma direção ousada” que fazem desse drama de época uma “interessante parábola, quando vista sob a perspectiva atual”. Ademais, ainda conforme Milani, “em um contexto de fake news e desvalorização do profissional da comunicação”, aqui encontramos “eco” nesse tipo de discussão. “Um filme para ser visto com atenção, que deverá permanecer junto ao espectador por muito tempo após o seu término”, completa Robledo.
SÉRIE: Iluminadas (2022)
Disponível em: Apple TV+
Idealizada por Silka Luisa (a mesma de Halo, 2022, e Strange Angel, 2018) e baseada no romance de Lauren Beukes, essa série é estrelada pela vencedora do Emmy Elisabeth Moss, de The Handmaid’s Tale (2017-2022), e também por Wagner Moura, que chegou a ser indicado ao Globo de Ouro por sua performance como Pablo Escobar em Narcos (2015-2016). Na trama, Moss é uma sobrevivente de um ataque sexual, e o jornalista vivido pelo astro de Tropa de Elite (2007) é o seu principal aliado para desvendar a verdade a respeito desse serial killer – vivido por Jamie Bell – capaz de viajar no tempo. Na avaliação de Robledo, “é o tipo de história a qual se deve assistir de olhos bem atentos, pois qualquer detalhe pode fazer a diferença, e cuja resolução só é oferecida ao espectador no último capítulo. Com certeza, vale a maratona!”.
MARCELO MULLER
(@marcelo_p_muller)
FILME: Eles Não Usam Black-Tie (1981)
Disponível em: Globoplay
Outra vez o Marcelo surge por aqui com uma obra para contemplar um outro momento da história, mas dessa vez no streaming! Lançado em 1981, o drama de Leon Hirszman segue Otávio, um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião também trabalha. Mas, com a namorada grávida, o jovem resiste à greve para não perder o emprego. Com Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Riccelli no elenco, essa produção, premiada nos festivais de Havana e Veneza, “é um dos grandes filmes brasileiros da história do nosso cinema”, segundo Muller. Nas palavras do nosso editor, a obra “traça um panorama humanista e muito sensível da luta de classes e de como isso afeta as relações humanas”.
SÉRIE: Shippados (2019)
Disponível em: Globoplay
Num tom mais leve, nosso editor sugere o programa estrelado por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch, que chegou a virar hit nas redes sociais entre 2019 e 2020. Na história, Rita e Enzo se conhecem depois de terríveis relações virtuais, mas percebem que o amor é muito diferente na vida real. Conforme dito por Muller, o seriado pode ser visto “a partir de uma ótica um tanto melancólica, mas engraçada”. “Existe uma química muito forte entre os protagonistas”, completa.
VICTOR HUGO FURTADO
(@vhfurtado)
FILME: Bar Doce Lar (2021)
Disponível em: Amazon Prime Video
E, agora chegou a vez do dono da matéria. Dirigido por George Clooney, esse drama cômico é uma adaptação do livro de memórias com o mesmo nome de J.R. Moehringer, e narra a vida de Moehringer enquanto crescia em Long Island. Na história, o jovem J.R., sem a presença do pai desde cedo, amadurece sob a asa do padrinho, que lhe ensina do básico ao requintado. A figura do “dindo”, irmão da mãe do garoto, é interpretada por Ben Affleck, em uma atuação bastante elogiada – que poderia, mas infelizmente não foi, ter lhe rendido uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Quem teve um padrinho presente como este poderá facilmente ir às lagrimas assistido ao longa.
SÉRIE: The Offer (2022)
Disponível em: Paramount+
Existe alguma lista de “Top 10 Filmes da História” sem O Poderoso Chefão (1972)? Difícil, né? Mas a verdade é que a obra-prima de Francis Ford Coppola, adaptada do livro de Mario Puzo, sofreu muito para chegar ao cinemas. Nesse programa seguimos os produtores que, com muita coragem, enfrentaram mafiosos e executivos da Paramount, que não queriam a realização do longa, para dar vida ao projeto que faturou três Oscars – num total de 11 indicações. Com Miles Teller, Matthew Goode e Dan Fogler, é uma tarefa árdua escolher quem está melhor em cena.
E aí? Gostou das dicas? Se sim, não deixe de postar nas redes sociais que gostou das nossas recomendações com a hashtag #DicaDoPapo. Até o próximo #sextou!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Interestelar :: 10 anos depois, premiado filme de Christopher Nolan retorna aos cinemas! - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário