#DicaDoPapo_17jun :: Confira nossas sugestões de filmes e séries para o final de semana!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

#Sextou de novo! Embora, no pós-feriado, esta sexta-feira mais pareça uma segunda. Hibernou totalmente nessa folga e não planejou o que assistir nos próximos dias? Não esquente, mais uma vez a #DicaDoPapo irá te ajudar a encontrar a melhor opção para curtir o final de semana. Aliás, não esqueça de compartilhar as nossas dicas com os amigos. Para a relação de sugestões semanal, contamos novamente com o editor-chefe do site Robledo Milani, o editor/crítico Marcelo Müller e, este que vos escreve, o redator/crítico Victor Hugo Furtado para apontar obras que estão sendo exibidas nas telas do cinema e também, claro, disponíveis no streaming. Preparado? Siga o fio!

ACESSE NOSSAS REDES/CANAIS
Orelo
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

ROBLEDO MILANI
(
@robledomilani)

FILME: Palm Springs (2020)
Disponível em: Star+
A primeira dica é um dos grandes sucessos independentes de 2020, que finalmente chegou ao Brasil. Nas palavras do nossos editor-chefe, “os dois anos de esperava, de fato, valeram a pena!”. A trama estrelada por Andy Samberg e Cristin Milioti é uma divertida comédia romântica que brinca com o conceito de looping temporal, aos mesmos moldes de outros sucessos similares, como O Feitiço do Tempo (1993), No Limite do Amanhã (2014) e A Morte te dá Parabéns (2017). Indicado ao Globo de Ouro (Melhor Filme e Ator) e premiado no Critics Choice (Melhor Comédia do Ano), o projeto apresenta, conforme Robledo, “um belo desempenho e um novo fôlego a uma trama aparentemente desgastada, mas que ainda tem muito o que oferecer”. Destaque para o oscarizado J.K. Simmons em “uma das suas composições mais inesperadas”, segundo Milani.

SÉRIE: A Serpente de Essex (2022)
Disponível em: Apple TV+
Virando totalmente a chave, Robledo nos traz, como sugestão para maratonar, essa nova empreitada de tons clássicos estrelada por Claire Danes e Tom Hiddleston. Aqui, a estrela de Homeland (2011-2020) e o eterno Loki do Universo Cinematográfico Marvel, protagonizam a adaptação do romance de Sarah Perry. Com apenas seis episódios, a minissérie de época acompanha uma viúva que se muda para o interior da Inglaterra – para a região de Essex, como o título já adianta – curiosa por registrar essa figura mítica que muitos afirmam estar assombrando as redondezas, uma serpente gigante que teria sido responsável pela morte de uma jovem garota e outros misteriosos desaparecimentos. Segundo Milani, “além de discutir o papel da mulher nesse tipo de sociedade, retrógrada e provinciana, há espaço ainda para debater o surgimento de superstições e como notícias falsas – as populares ‘fake news’ – ganham força diante do medo e da ignorância”. Ele segue: “Os dois astros estão excelentes vivendo uma paixão proibida – não apenas ela perdeu o marido há pouco, como ele é o pastor do pequeno vilarejo, e a partir do envolvimento com ela tem sua própria condição de autoridade sendo questionada. Com uma impressionante reconstituição histórica e diálogos afiados, é uma história que prende a atenção e pode ser conferida em uma maratona da qual o espectador só conseguirá se ver livre após o último episódio”.

MARCELO MULLER
(
@marcelo_p_muller)

FILME: Pequena Mamãe (2021)
Disponível em: Amazon Prime Video
Pra não errar, Marcelo sugere um destaque francês da última temporada. Exibido no Festival de Berlim 2021 e indicado aos prêmios Independent Spirit e BAFTA 2022, o filme apresenta Nelly, uma jovem que acaba de perder sua avó e está ajudando seus pais a limpar a casa em que sua mãe passou a infância. Ela explora a residência e o bosque ali perto, onde encontra uma menina da sua idade construindo uma casa na árvore. Segundo nosso editor, trata-se de uma “fábula singela e poética sobre perda e aceitação”. Escrito e dirigido por Céline Sciamma, o projeto é “conduzido com uma sensibilidade impressionante por uma das cineastas mais importantes da atualidade”, completa Muller.

SÉRIE: Small Axe (2020)
Disponível em: Globoplay
Num tom mais político, temos essa minissérie de cinco episódios indicada ao Emmy 2021. Em formato antológico, o seriado reúne cinco histórias diferentes ambientadas em Londres, entre 1969 e 1982. Todas elas giram em torno de uma comunidade de imigrantes caribenhos que vive à margem da sociedade britânica, sofrendo preconceito e maus-tratos. O destaque, conforme Marcelo, fica por conta do segundo capítulo: Lovers Rock. “Uma verdadeira obra-prima feita de ritmos, gestos e intenções muito bem capturados em imagens e sons em movimento”, completa.

VICTOR HUGO FURTADO
(
@vhfurtado)

FILME: Os Tênis Encantados (2022)
Disponível em: Disney +
E, agora chegou a vez do dono da matéria. Se existe uma subcultura que cativa jovens do mundo todo, sem dúvida é a dos sneakers, amantes de tênis. É até difícil de explicar como simples itens de vestuário podem dizer tanto sobre nós. Nesse projeto, estrelado por Lexi Underwood e Chosen Jacobs, temos uma mistura dessa adoração artística com a famosa fábula Cinderela. Na trama, o aspirante a designer de tênis do Queens, El, trabalha no estoque da loja de sapatos de sua falecida mãe. Com problemas de convivência na família, o jovem esconde o seu talento dos irmãos e padrasto, que tentam sempre minar sua autoestima e atrapalhar seus planos. Tudo muda quando o garoto conhece e se apaixona por Kira King, de Manhattan, filha do astro do basquete e magnata do tênis Darius King. A relação com a jovem independente traz confiança para El ser capaz de realizar seu sonho, de se tornar um designer profissional de tênis. O clima da estética de rua de Nova York e a conexão com a fada Padrinho de El são impagáveis.

SÉRIE: Billions (2016-2022)
Disponível em: Netflix
Com dois ótimos atores em lados opostos, Paul Giamatti e Damian Lewis se degladiam em uma luta de burocracias e entraves econômicos. Aqui, seguimos o ambicioso procurador federal, Chuck Rhoades, ao iniciar uma investigação implacável contra Bobby Axelrod, um bilionário que não joga para perder. Cheia de referências ao mundo corporativo e linguagem própria de Wall Street, a série não possui trama fácil. Porém, vale conhecer mais sobre pessoas que possuem fortunas incalculáveis e como seu estilo de vida afeta nações inteiras. Olhar atento para os figurinos e itens de desejo popular, como carros, whiskys e joias.

E aí? Gostou das dicas? Se sim, não deixe de postar nas redes sociais que gostou das nossas recomendações com a hashtag #DicaDoPapo. Até o próximo #sextou!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br