O Iecine, o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, está prestes a lançar uma publicação que promete rapidamente se tornar referencial quando o assunto é o estudo sobre os filmes gaúchos. O Dicionário de Filmes Gaúchos: Longa-metragem – 1911-2022 é organizado pelo professor e pesquisador Glênio Póvoas e compila informações a respeito de 421 filmes de longa-metragem.
A publicação do Iecine tomou como critério de seleção exemplares que têm participação de produtor ou coprodutor do Rio Grande do Sul. De acordo com os organizadores: “isso fornece uma ideia precisa da evolução do cinema realizado no Estado a partir dos anos 1950, com Vento Norte (1951), até o início da produção regular, a partir de Coração de Luto (1967). Estão contemplados o período do ‘cinema de bombacha e chimarrão’, o ciclo do super-8 e o Novo Cinema Gaúcho, com produções realizadas em Santa Maria, Bagé, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Erechim, entre outras cidades”.
LEIA MAIS
– A Mão que Balança o Berço :: Thriller ganhará remake estrelado por Maika Monroe
– Dahomey :: Vencedor do Festival de Berlim 2024 será lançado no Brasil
– Apple TV+ :: Lançada há cinco anos, plataforma enfrenta reestruturação. Entenda a mudança de rumos do serviço
IECINE PROMOVE SESSÕES DE AUTÓGRAFOS
O Iecine promoverá duas sessões de autógrafos para marcar o lançamento de Dicionário de Filmes Gaúchos: Longa-metragem – 1911-2022. A primeira vai acontecer nesta terça-feira, 05, a partir das 18h, na Livraria da Taverna, localizada no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A segunda nesta quarta-feira, 06, a partir das 17h, na Praça de autógrafos da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega). Imperdível para quem está na capital gaúcha.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
“O dicionário é uma publicação inédita em se tratando do conjunto de longas-metragens realizado no Estado e será uma ferramenta fundamental para pesquisa de professores e estudantes e para informações ao público em geral. Com essa iniciativa, o Iecine contribui para a organização da filmografia do Rio Grande do Sul, a preservação da memória do nosso cinema e a sua divulgação para gerações futuras”, diz a a diretora do Iecine, Sofia Ferreira.
Vale destacar que Dicionário de Filmes Gaúchos: Longa-metragem – 1911-2022 é um desdobramento do Portal do Cinema Gaúcho, resultado de anos de pesquisa de Glênio Póvoas na compilação de dados do cinema gaúcho. Lançado em maio de 2023 e vinculado ao site da Cinemateca Paulo Amorim, o Portal tem atualização constante e já reúne mais de 800 longas-metragens.
Gostou do conteúdo sobre o Iecine? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Os Horrores do Caddo Lake - 4 de novembro de 2024
- Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada - 4 de novembro de 2024
- Iecine lança dicionário com 421 longas-metragens gaúchos - 4 de novembro de 2024
Deixe um comentário