O DIGO: Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás anunciou a abertura das inscrições para a sua 6ª edição, que será realizada entre 3 e 9 de junho de 2021. Em adequação às medidas sanitárias, o evento ocorre de maneira integralmente online, com sessões de debates disponíveis por meio de plataformas virtuais.
Os diretores e produtores interessados encontram no site oficial do DIGO o formulário de inscrição e o regulamento do festival. São aceitos longas e curtas-metragens, entre ficção, documentário e experimentais, concluídos a partir de 2019. O único pré-requisito para a curadoria diz respeito à temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e outras representações da diversidade de gênero e sexualidade).
LEIA MAIS
1º Pajubá :: Festival de Cinema LGBTI+ do RJ divulga programação
Ex-ministro Osmar Terra vira réu por suspender edital LGBTQIA+ da Ancine
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade
A 6ª edição traz como eixo central o papel da mulher LGBTI+ no cinema. O diretor Cristiano Sousa justifica esta escolha pelos índices baixos de representatividade feminina no cinema nacional: de acordo com os dados da Ancine, referentes à produção de 2018, apenas 20% dos filmes brasileiros foram dirigidos por mulheres, 12% tiveram mulheres na direção de fotografia, e 25% trouxeram mulheres à frente do roteiro.
Em comunicado à imprensa, ele explica: “O empoderamento feminino da mulher LGBTI+ começa no entender do papel como realizadora, na luta contra os medos de assumir a própria sexualidade e também nos âmbitos que ainda precisam ser conquistados”.
As inscrições de filmes para o DIGO se encerram no dia 15 de abril.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário