O destaque dos primeiros dias de programação é a presença do cineasta israelense Amos Gitai (foto), reconhecido por pregar a coexistência pacífica entre árabes e judeus em seus filmes. Ele vai protagonizar 03 encontros com diferentes públicos, incluindo estudantes e intelectuais gaúchos. Além disso, alguns dos filmes exibidos são indicações do próprio Gitai e falam sobre tolerância, respeito e solidariedade entre os povos do Oriente Médio.
A segunda fase da mostra gira em torno de filmes palestinos e vai contar com a presença do cineasta Kamal Aljafari, diretor da Escola de Cinema e Televisão da Alemanha, e premiado no Festival de Cinema de Toronto com o filme The Roof (2006).
O projeto da mostra Cinema e Paz começou a ser construído em 2012, durante a realização do Fórum Palestina Livre, em Porto Alegre. Confira a programação completa da primeira fase do ciclo:
29/10 – Terça-feira
19h – Coquetel de abertura
20h – Sessão comentada de O Dia do Perdão (2000), de Amos Gitai.
Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca
30/10 – Quarta-feira
14h30 – Kadosh: Laços Sagrados (2000), de Amos Gitai.
Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca
19h30 – Debate com intelectuais, comunidade artística e representantes de associações de Israel e Palestina, com a presença de Amos Gitai e do governador Tarso Genro
Local: Palácio Piratini – para convidados
31/10 – Quinta-feira
10h – Debate de Amos Gitai com estudantes
Exibição de Kedma (2002), de Amos Gitai
Local: Sala Paulo Amorim
14h30 – Exibição de A Banda (2000), de Eran Kolirin.
Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca
16h30 – Exibição de Kedma (2002), de Amos Gitai
Local: Sala Paulo Amorim – entrada franca
Fonte: Cinemateca Paulo Amorim