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Pelo visto, mais um grande filme concebido para as telas do cinema pode ser lançado diretamente em streaming. Segundo a CFO da Disney, Christine McCarthy, a empresa estuda lançar Soul (2020), nova animação da Pixar, na plataforma digital da empresa, sem passar pelas salas de cinema. A informação é reportada pela Variety.

Haveria vários motivos para essa decisão: primeiro, o sucesso da estratégia de Mulan (2020), disponibilizada via Disney+, que permitiu à empresa não dividir o faturamento com o mercado exibidor e, deste modo, diminuir perdas relacionadas ao fechamento dos cinemas. A decisão foi fortemente criticada pelos proprietários de cinemas, que contavam com o live-action para atrair espectadores de volta às salas escuras.

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Soul

 

Segundo, os resultados do lançamento de Tenet (2020) nas salas de cinema foram considerados fracos, razão pela qual a Warner Bros. decidiu adiar outros lançamentos para diminuir a concorrência com o suspense de Christopher Nolan. Assim, a Disney estima que o público ainda não está disposto a retornar às salas de cinema neste momento, sobretudo o público familiar.

Soul entraria na categoria de projetos que poderiam render bons frutos dentro do formato PVoD, nos quais o valor do ingresso superior à média (três vezes o preço habitual, no caso de Mulan) é aplicado para o espectador ter acesso à obra na televisão de casa. A estratégia para a animação também decorre do novo adiamento de Viúva Negra (2020), principal aposta da Disney/Marvel para o ano, o que reduziria a competição com o filme estrelado por Scarlett Johansson.

O filme da Pixar aborda a história de um artista e professor que perdeu a paixão pela música. Quando sua alma se desprende do corpo, ele conta com a ajuda de um espírito infantil para se reconectar, literalmente, consigo mesmo. Jamie Foxx, Tina Fey e Daveed Diggs compõem as vozes originais, enquanto a direção fica por conta de Pete Docter (Up: Altas Aventuras, 2009, Divertida Mente, 2015).

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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