Nesta segunda-feira, 25, o Ministério da Cultura abriu o processo para a escolha do longa-metragem que poderá representar o Brasil no Oscar 2019, postulando uma vaga entre os cinco indicados à estatueta de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Antes a cargo da Secretaria do Audiovisual (SAV), agora o comitê de seleção é responsabilidade da Academia Brasileira de Cinema (ABC), igualmente subordinada ao MinC. Além da abertura das inscrições, foram também divulgados os nomes que integram a comissão.
Ela será presidida pelo distribuidor e diretor vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino, e terá como demais membros: a atriz Bárbara Paz, os diretores Flávio Tambellini, Jefferson De, João Jardim e Hsu Chien Hsin, e produtora Lucy Barreto. As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 17 de agosto, por meio do formulário disponível no portal do MinC.
Para participar, o longa-metragem deve ter sido lançado e exibido inicialmente no Brasil, em sala de cinema comercial, por pelo menos setes dias consecutivos, entre 1º de outubro de 2017 e 30 de setembro de 2018.
(Fonte: Redação PdC)