O filme de abertura da 8ª Mostra CineBH, na noite do dia 16 de outubro, às 20h no teatro do CCBB, será o longa Deserto Azul (2014), do diretor e artista plástico mineiro Éder Santos. Ficção científica ambientado num futuro distópico, o filme tem no elenco Ângelo Antônio, Maria Luísa Mendonça, Chico Diaz e Odilon Esteves. As cenas foram gravadas em Brasília e no deserto do Atacama, no Chile, com pós-produção em Berlim, na Alemanha. O enredo trata de um mundo no qual não há mais guerras nem problemas sociais e onde resta aos seres humanos, agora dotados de forte espiritualidade, a transcendência, busca essencial do protagonista.
Na seleção de curtas-metragens, feita pelo crítico e pesquisador Pedro Maciel Guimarães, a diversidade será a tônica dos 54 títulos em exibição. A Mostra CineBH contará com diversos workshops, masterclasses e oficinas, incluindo três encontros com o lendário crítico de cinema estadunidense Tag Gallagher. As inscrições para as nove oficinas estão abertas até o dia 8 de outubro pelo site oficial do evento, www.cinebh.com.br.
Simultaneamente a esta programação, acontece durante a 8ª CineBH, o Brasil CineMundi –International Coproduction Meeting, consolidado como evento de mercado audiovisual que faz conexão entre a produção brasileira independente e a indústria audiovisual.
Entre os dias 17 a 21 de outubro, acontece o Seminário Brasil CineMundi com a promoção de debates, workshops, masterclass, diálogos, encontros de coprodução, rodada de negócios, agenda de relacionamentos. O evento vai reunir profissionais do audiovisual, acadêmicos, produtores, especialistas, representantes da indústria audiovisual nacional e internacional, críticos de cinema, entidades de classe e órgãos oficiais do setor audiovisual para discutir os avanços, as perspectivas, desafios e oportunidades no setor.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.
Confira a lista de filmes da 8ª Mostra CineBH: http://www.cinebh.com.br/programacao.php
(Fonte: Universo Produção)