O Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual acaba de divulgar sua programação. Ao todo, 47 curtas e dois longas serão exibidos na primeira edição do Festival, que começa no dia 22 de outubro. Além dos filmes, a programação conta com oficinas, debate e homenagens ao ator e produtor Rutílio de Oliveira (1959-2012), idealizador do Recifest, e ao coletivo Angu de Teatro, que completa dez anos.
O Festival é o primeiro evento local dedicado à temática LGBTTT. De acordo com as organizadoras do evento, Rosinha Assis e Clara Angélica, a realização do Recifest surge como espaço para discutir o mundo contemporâneo: “Diante de temática complexa, delicada e polêmica, aceitamos o desafio de identificar uma programação em que o público se reconheça e se veja projetado, mas que ao mesmo tempo, desperte o interesse de todos que gostem de assistir boas histórias e que amem o cinema”.
A curadoria do Recifest é do realizador paulista Ricky Mastro e do produtor de cinema Alexandre Soares Taquary. Os melhores curtas nacionais receberão troféus confeccionados pela artista plástica Xuruca Pacheco. A presidente da comissão julgadora é a cineasta Kátia Mesel.
A Mostra Internacional traz curtas inéditos na América do Sul. “São filmes vindos de repertórios cinematográficos distantes e diversos”, diz Ricky Mastro. Já as mostras Nacional e Pernambucana refletem o amadurecimento e a crescente produção de curtas de temática LGBTTT. Os dois longas selecionados não participam das mostras competitivas. Tudo o que Deus Criou (2012), de André Costa Pinto, e Doce Amianto (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis, serão exibidos na abertura e no encerramento do Recifest.
No dia 25, às 15h, acontece a palestra Mídia e Diversidade Sexual. Participam os jornalistas Fabiana Moraes e Diogo Carvalho, além do presidente da Associação dos Homens Trans, Leonardo Tenório e o coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, Rhemo Guedes. A mediação é do professor e crítico de cinema Alexandre Figueirôa.
Com as inscrições encerradas, as oficinas são outro ponto forte do evento. Ministrada por Marlom Meirelles, Documentando tem foco no documentário como ferramenta de preservação e resgate da memória. Já Distribuição de Curta-Metragem ensina o passo a passo para chegar a festivais nacionais e internacionais. Cada oficina oferece 20 vagas e serão ministradas nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 14h às 18h, na sede da TV Universitária.
O Recifest acontece até o dia 26 de outubro, no Cinema São Luiz (Rua Aurora, 175). Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas no site www.recifest.com.br
Fonte: Núcleo Base Comunicação