A CineBH: Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte divulgou as atrações de sua 13ª edição, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de setembro. Em sua abertura, a mostra fará uma homenagem a produtora mineira Filmes de Plástico, responsável por sucessos premiados no Brasil e no exterior, como Temporada (2018), de André Novais Oliveira, e No Coração do Mundo (2019), de Gabriel Martins e Maurílio Martins, além de exibir em sessão especial o longa A Vida Invisível (2019), de Karim Aïnouz – escolhido para representar o Brasil no Oscar 2020. Na programação, também estarão presentes longas infantis. Segundo a produção do evento, o festival se propõe como “um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual”. Confira abaixo a relação de longas-metragens que serão destaque abaixo:
Em 2019, serão cinco espaços culturais ocupados na cidade: Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza. Durante os seis dias de programação, que é inteiramente gratuita, a mostra exibirá 85 filmes nacionais e internacionais, entre pré-estreias e retrospectivas (24 longas, 3 médias e 58 curtas-metragens). Em paralelo ao 13º CineBH, ocorre também o 10º Brasil CineMundi. O encontro de mercado conta com mais de 20 convidados internacionais em conexões, painéis, oficinas, pequenas mostras e debates.
Em mais uma edição da mostra Diálogos Históricos, a atenção será para filmes que completam quatro décadas desde seu lançamento, refletindo um Brasil que, em 1979, estava à beira de sair da ditadura militar. Todos os três títulos serão comentados pelo conservador-chefe da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner. São estes: República dos Assassinos (1979), de Miguel Faria Jr; Inquietações de uma Mulher Casada (1979), de Alberto Salvá; e Maldita Coincidência (1979), de Sérgio Bianchi. A seleção de curtas-metragens brasileiros que integra a Mostra Contemporânea irá exibir 14 filmes de seis Estados (MG, PE, PR, RJ, SE, SP), que se dividem em três grupos: a radicalidade inventiva do experimento com imagens, sons e símbolos; o testemunho da história, seja como intervenção no presente ou evocação da memória política; e a narrativa como exploração potente do imaginário popular.
“A Mostra CineBH é o evento de cinema da capital mineira. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. A cada edição renova seu compromisso de estabelecer diálogo entre as culturas, ampliar as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro e promover a conexão de profissionais com o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.
LEIA MAIS:
13º CineBH :: Internacionalização do cinema brasileiro é o tema de 2019
47º Festival de Gramado :: Pacarrete leva oito Kikitos
43º Mostra de São Paulo :: Divulgado filme de abertura
(Fonte: ETC Comunicação)