DOCSP 2022 :: Destaques online e presenciais da última semana do evento

Publicado por
Marcelo Müller

O 8º DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo está acontecendo desde o dia 31 de outubro e vai até o dia 11 de novembro. Portanto, o evento entra em sua reta final com uma programação recheada de atrações. No âmbito online, nesta segunda-feira, 07, das 10h às 12h, acontece a masterclass com o montador brasileiro Affonso Gonçalves, colaborador contumaz de nomes como Jim Jarmusch, Ira Sachs e Jonas Carpignano. Para saber como participar, confira as informações no serviço situado logo abaixo. E até o dia 11 segue a Mostra online DOCSP, que leva ao público uma seleção de quatro longas-metragens e seis curtas gratuitamente disponíveis na plataforma Bambozila (você pode acessar clicando aqui). Os quatro longas são os premiados Adeus, Capitão (2022), Corumbiara (2009) e Martírio (2016), de Vincent Carelli, e Açucena (2021), de Isaac Donato. Já entre os curtas, três deles fazem parte do foco Chloé Galibert-Laîne e outros três fazem parte do foco Narrativas Afirmativas.

Cena de “Adeus, Capitão”

LEIA MAIS
DOCSP 2022 :: Seminários presenciais discutem pesquisa, negritude e hibridismo no documentário
DOCSP 2022 :: Seminários online com Gabriel Uchida e Vincent Carelli. Açucena disponível
DOCSP 2022 :: Mostra de filmes e seminários online. Saiba como participar

Já na esfera presencial, 8º DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo tem nesta semana as suas principais atrações. no dia 10, das 10 às 13h, o consultor de conteúdo e pesquisador de imagens do documentário Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020), Felipe Choco, vai falar sobre o trabalho de garimpo de material para o audiovisual a partir do estudo desse caso. Na sequência, as cineastas Joyce Prado, Lilian Solá Santiago e Thamires Vieira discutem em torno do tema É o Documentário que Inscreve o Cinema Negro no Brasil? No mesmo dia, das 15 às 18h, as também cineastas Marília Rocha e Jô Serfaty abrirão seus processos para compreender de que modos se pode comunicar um filme que ainda não existe para financiadores, coprodutores, mercados, laboratórios, editais, etc. Já no dia 11, das 15h às 18h, será a vez do DOCSP receber Luiz Bolognesi para um diálogo sobre as interseções entre ficção e documental na contemporaneidade.

Luiz Bolognesi. Foto: Carolina Fernandes / Estadão

A parcela presencial do 8º DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo também contempla uma mostra de longas-metragens seguidas de encontros para debater suas possibilidades documentais. No dia 10, a partir das 19h, será exibido Filme Particular (2022), de Janaína Nagata, e no dia 11, a partir das 19h, a projeção será de Bosco (2022), produção Uruguai-Itália dirigida por Alicia Cano Menoni. Logo após as sessões haverá conversa com as diretoras e parte das equipes. A Mostra Presencial DOCSP conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A reserva de ingressos é gratuita (confira abaixo o link para isso). Além dessas atividades, o 8º DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo ainda terá entre os dias 08 e 10 de novembro a rodada de negócios online, da qual participam os projetos previamente selecionados entre os inscritos durante a fase apropriada. Para mais informações sobre a atividade, clique aqui.

 

SERVIÇO

SEMINÁRIOS Online DOCSP
3 – 7 NOV
Ingressos SEMINÁRIOS Online DOCSP aqui (até o dia 2/11 às 23h50):

Valores:
INTEIRA R$ 50,00 (+ taxa da plataforma Sympla)
MEIA -ENTRADA: R$ 25,00 (+ taxa da plataforma Sympla)

MOSTRA Online DOCSP
31 OUT – 11 NOV
Acesse pela Bombozila – Plataforma Oficial Mostra DOCSP aqui
Gratuita

SEMINÁRIOS Presenciais DOCSP
10 – 11 NOV
Unibes Cultural – Oscar Freire, 2500 – Sumaré| São Paulo – SP
Reserve sua vaga para os SEMINÁRIOS presenciais DOCSP aqui
Gratuita

MOSTRA Presencial DOCSP
10 – 11 NOV
Unibes Cultural – Oscar Freire, 2500 – Sumaré| São Paulo – SP
Reserve sua vaga para as MOSTRAS presenciais DOCSP aqui
Gratuita

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)