20180424 luiz bolognesi papo de cinema2

Na sua última semana, o DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo destaca a Mostra DOCSP com filmes selecionados para discutir os caminhos documentais na atualidade. Nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h, será exibido Bosco (2022), produção Uruguai-Itália dirigida por Alicia Cano Menoni. O filme se passa em Bosco, minúscula cidade italiana cercada por montanhas e castanheiros. De suas 123 casas, apenas sete são habitadas. A diretora se vira então ao Uruguai, onde vive seu avô, emigrante de Bosco. Ao longo de 13 anos, ela acompanha tanto este homem quanto os habitantes que permanecem no vilarejo até hoje. No processo, retrata as transformações de uma geração. Depois de passar por diversos festivais internacionais e pelo Cine Ceará 2021, ele agora chega a São Paulo nessa sessão especialíssima, presencial e com ingressos gratuitos (mais informações no Serviço abaixo). Aliás, a oportunidade fica ainda melhor, pois logo após a exibição haverá conversa com a diretora e parte das equipe presente. A Mostra Presencial DOCSP conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

LEIA MAIS
DOCSP 2022 :: Exibição de Filme Particular e laboratório Narrativas Afirmativas
DOCSP 2022 :: Mostras presencial e online gratuitas mostram variedade documental
DOCSP 2022 :: Destaques online e presenciais da última semana do evento

Outro destaque desta última semana de evento é a realização dos seminários nos dias 10 e 11 (ver local e link para ingressos no Serviço abaixo). Nesta sexta-feira, 11, das 15h às 18h, será a vez do DOCSP receber o cineasta Luiz Bolognesi para um diálogo sobre as interseções entre ficção e documental na contemporaneidade. Nessa masterclass, o experiente realizador compartilhará suas experiências e o que o levou a explorar o território documental depois de uma longa trajetória na ficção. Aliás, a relação de Bolognesi como o DOCSP remonta a outro momento de sua carreira. O projeto do que veio a se tornar o seu premiado longa-metragem Ex-Pajé (2018) passou por uma das edições anteriores do laboratório a fim de ser discutido antes de se transformar em filme. Não perca esse bate-papo.

20210308 luiz bolognesi papo de cinema 1200
Luiz Bolognesi

SERVIÇO

MOSTRA Presencial DOCSP
10 – 11 NOV
Unibes Cultural – Oscar Freire, 2500 – Sumaré| São Paulo – SP
Reserve sua vaga para as MOSTRAS presenciais DOCSP aqui
Gratuita

SEMINÁRIOS Presenciais DOCSP
10 – 11 NOV
Unibes Cultural – Oscar Freire, 2500 – Sumaré| São Paulo – SP
Reserve sua vaga para os SEMINÁRIOS presenciais DOCSP aqui
Gratuita

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *