Documentário brasileiro é premiado num dos maiores festivais LGBTQIA+ do mundo

Publicado por
Victor Hugo Furtado

E o Brasil segue fazendo bonito no circuito internacional de festivais de cinema. Desta vez, o documentário Uýra: A Retomada da Floresta (2022) saiu com um dos principais troféus do 46th Frameline International Film Festival. No evento, considerado um dos mais importantes festivais LGBTQIA+ do mundo, o projeto da estreante em longas, Juliana Curi, faturou a categoria Frameline Amazon Audience Award Winner (Melhor Longa Metragem do Júri Popular). De acordo com a produção, o filme teve sessões com ingressos esgotados.

Uýra: A Retomada da Floresta (2022) segue Uýra, entidade híbrida amazônica vivida pelo artista trans indígena e biólogo Emerson Pontes, que viaja pela floresta em uma jornada de autodescoberta usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos sobre o fato de eles serem os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica. O longa traz a participação de artistas, ativistas e lideranças indígenas.

Com data de estreia prevista no circuito comercial brasileiro para o fim deste ano, a empreitada seguirá, agora, para o 40º Outfest Los Angeles LGBTQ+ Film Festival, que acontecerá presencialmente de 14 a 24 de julho em Los Angeles. A exibição acontecerá no dia 23 de julho no Directors Guild of America Theater em Hollywood.

LEIA MAIS
Os Primeiros Soldados :: Drama inédito arranca aplausos do público no terceiro dia de CineOP 2022
Nova onda da Covid-19 cancela Festival de Xangai 2022
Russian Film Festival 2022 :: Fim da edição presencial e começo da versão on-line

Vale lembrar que, na mesma mostra, também foram exibidos outros projetos brasileiros. São eles: Seguindo Todos os Protocolos (2022), Três Tigres Tristes (2022), Coração Errante (2021) e Deserto Particular (2021).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br