A partir da próxima terça-feira (28 de abril), a Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085 – Porto Alegre) exibirá o documentário Cuba Libre (2011), de Evaldo Mocarzel, que aborda o retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba, integrante do grupo teatral Satyros, à sua terra natal. Os filmes O Gebo e Sombra (2012), de Manoel de Oliveira, e Era uma Vez na Anatólia (2011), de Nuri Bilge Ceylan, continuam em cartaz.
Cuba Libre coloca em discussão a luta pelos direitos dos homossexuais em um ambiente extremamente machista como o da ilha governada por Fidel Castro, hoje comandada por seu irmão Raúl. O documentário capta o momento histórico em que filha de Raúl Castro, Mariela (diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e uma ativista pelos direitos da comunidade LGBT), criou um decreto que obriga o respeito e a aceitação de todos os gays.
A volta de Phedra de Córdoba à Cuba foi marcante nesse processo, tendo sido recebida até mesmo pelo ministro da cultura de Cuba. Em busca do próprio passado, ela lembra dos entes queridos e passa pelos lugares que marcaram sua infância e juventude, como o primeiro palco onde pisou e descobriu sua vocação.
O filme foi apresentado no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo e no Festival Mix Brasil, em 2011, neste último vencendo o prêmio de melhor documentário segundo o júri popular.
(Fonte: Sala P.F. Gastal)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário